Faltam sete jogos para o fim de Série B, e cada vez mais a guerra pelo acesso se afunila. Com o clássico atrasado entre Chapecoense e Figueirense disputado na noite de terça-feira, apenas o Avaí tem uma partida a mais por jogar, e o cenário da classificação parece caminhar para dois times seguirem até o fim na briga.
Continua depois da publicidade
Isso porque a situação de Figueirense e Joinville é complicada. Projetando os 65 pontos, traçados pelo professor Kmarão como meta para subir neste ano, ambos precisam de 18 pontos dos 21 ainda em disputa. Assim, as equipes precisariam de um aproveitamento nestes próximos jogos de 85,7% _ maior do que o do Palmeiras, virtual campeão da Segundona, que tem 73% no campeonato.
Para a Chapecoense, o terceiro empate seguido em casa deixou elenco e torcida na ansiedade. O time projetava comemorar o acesso contra o Figueira, mas conquistou três pontos nos três duelos na Arena Condá, e precisa agora de seis pontos _ 28% de aproveitamento até o fim do campeonato.
O Avaí é o time que tem as maiores chances de lutar até o fim. Empatado em 50 pontos com Paraná _ após o empate com o Atlético-GO, também na noite de terça _ e Sport, o Leão precisaria de 15 pontos até o fim do campeonato, e por ter um jogo a menos vive uma boa condição: cinco vitórias em oito jogos, ou 71,4% de aproveitamento.
Continua depois da publicidade
Aproveitamento necessário nos últimos jogos para subir:
Figueirense e Joinville – 18 pontos em sete jogos – 85,7%
Avaí – 15 pontos em oito jogos – 71,4%
Chapecoense – seis pontos em sete jogos – 28%