A figueira centenária da Praça XV, no Centro de Florianópolis, será revitalizada nas próximas semanas. O tratamento fitossanitário tem objetivo de garantir mais vigor e beleza para a árvore, e foi tema de uma reunião na Câmara Municipal de Florianópolis na segunda-feira (11). 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Antes das intervenções, a figueira deve passar por uma avaliação detalhada. Segundo a Arboran Soluções em Arborização Urbana, empresa que deve ser contratada pela prefeitura de Florianópolis para fazer o serviço, é preciso verificar a presença de fungos, as cavidades da árvore e a adubação.

— Inicialmente, avaliamos visualmente. Em seguida, vamos coletar amostras de solo e da folha. A análise de laboratório vai apontar quais são os nutrientes em excesso e os que estão faltando. Com esse diagnóstico, a gente faz uma recomendação para adubação mais precisa, de acordo com as necessidades da figueira — explicou Charles Coelho, engenheiro florestal e diretor técnico da empresa.

O especialista também recomenda uma poda de limpeza, para retirar todos os galhos podres e secos. Junto com a adubação adequada, as ações devem garantir mais longevidade e vigor para a árvore.

Continua depois da publicidade

As escoras, usadas para dar sustentação aos galhos da copa, também devem passar por manutenção. O apoio pode estar prejudicando a árvore em alguns pontos e, na opinião do engenheiro florestal, cada escora precisa ser avaliada e remanejada, se necessário. 

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) já emitiu a autorização para intervenção na figueira. De acordo com a superintendente Beatriz Kowalski, a equipe de trabalho do órgão está mobilizada e o cronograma de trabalho deve ser divulgado nos próximos dias. 

Segundo a Arboran, o projeto está na etapa final de elaboração do contrato para execução do serviço. Após a assinatura das partes, a empresa iniciará as ações. O começo da avaliação da árvore está previsto para final de julho e começo de agosto.

Os especialistas recomendam que árvores centenárias, como a figueira, sejam avaliadas pelo menos uma vez ao ano. Segundo a Floram, a árvore está recebendo podas regulares, mas o último trabalho complexo de manutenção foi realizado em 2014. 

Continua depois da publicidade

— Árvores monumentais são como pacientes. É preciso avaliar bem. E, se for encontrado algum problema, o ideal é iniciar um tratamento imediato para ele não se agravar e assim garantir a saúde da planta — afirmou Coelho.

A manutenção faz parte do cronograma para revitalizar o centro histórico em Florianópolis. Além de centenária, a figueira da Praça XV é considerada uma árvore monumental pelo aspecto cultural da presença dela na capital.

Leia também 

Florianópolis oferece serviço pioneiro de entrega de medicamentos para pessoas com HIV

Florianópolis tem falta de antibióticos e paracetamol pelo SUS; veja lista completa