Depois dos problemas de Messi com o fisco espanhol e das polêmicas sobre a contratação de Neymar, estourou nesta quarta-feira uma nova bomba no Barcelona. O clube espanhol foi proibido pela Fifa de contratar jogadores durante um ano por infrações relacionadas às transferências de dez atletas menores de idade.

Continua depois da publicidade

– A comissão de disciplina considerou como infração grave e decidiu punir o clube com uma proibição de contratar, em nível nacional e internacional, por duas janelas de transferências consecutivas (de verão 2014 e de inverno 2015), assim como a pagar uma multa de 450.000 francos suíços – afirma um comunicado da entidade.

De acordo com a Fifa, o Barcelona tem 90 dias para regularizar a situação de todos os jogadores menores de idade envolvidos. O clube já anunciou que vai recorrer da decisão.

– Apresentaremos o recurso adequado diante da comissão de apelação da Fifa, e, dependendo do julgamento, submeteremos a resolução ao Tribunal Arbitral do Esporte – explicou o Barça em um comunicado, além de salientar que iria solicitar medidas suspensivas para “preservar os direitos do clube”.

Além do clube catalão, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) foi condenada por violar o regulamento dos jogadores menores e terá que pagar uma multa de 500.000 francos suíços (400.000 euros).

Continua depois da publicidade

– Tem o prazo de um ano para mudar seu regulamento e o sistema sobre as contratações internacionais de jogadores menores de idade – destaca a Fifa sobre a RFEF.

As sanções são o resultado das investigações realizadas por um grupo da Fifa dedicado a supervisionar transferências e de seu comitê disciplinar. Os menores de idade contratados pelo Barcelona disputaram competições pelo clube entre 2009 e 2013.

Futuro esportivo em xeque

Entre as medidas adotadas pela Fifa, a multa, para um clube com grande poder financeiro como o Barça, não acarreta grandes consequências.

A proibição de contratar, porém, pode colocar em xeque o futuro esportivo do time, que tem alguns jogadores experientes de saída e precisa renovar seu elenco.

Continua depois da publicidade

O goleiro Vitor Valdés, hoje lesionado, já anunciou há meses que não renovará seu contrato, assim como o zagueiro Carles Puyol.

Reserva de Valdés, Juan Manuel Pinto, de 38 anos, mostrou-se muito abaixo do nível do seu antecessor nas duas partidas em que atuou.

O clube estava de olho no jovem goleiro alemão Marc-Andre Ter Stegen, do Borussia Moenchengladbach, e no zagueiro brasileiro David Luiz, hoje no Chelsea, mas a contratação desses jogadores será impossibilitada caso a sanção da Fifa seja realmente aplicada.

– Temos que encarar esta notícia com cautela, porque, no início, as sanções são muito duras, mas já vimos no passado que nem sempre continuam tendo o mesmo teor no final das contas – explicou o jornalista espanhol Quique Peinado, autor do livro chamado “jogadores de esquerda”.

Continua depois da publicidade

– De qualquer forma, isso é um grande baque para a imagem do Barça, que antes parecia imaculada – completou.

De acordo com o regulamento da Fifa, um jogador precisa ter 18 anos para ser envolvido numa transação internacional, exceto em três casos específicos.

O primeiro caso é quando os pais se mudam para o país por razões não relacionadas ao futebol. O segundo é se o jogador é oriundo de um país da União Europeia. Nesse caso, pode ser transferido a partir de 16 anos. O terceiro é quando o jogador vive a uma distância inferior a 50 quilômetros da fronteira com o país para onde vai ser transferido, ou se o clube fica localizado a menos de 50 quilômetros da fronteira do país do jogador.

De acordo com a Fifa, dez atletas estrangeiros e menores de idade que hoje têm contrato com o Barça descumpririam esses três quesitos.

Continua depois da publicidade