Já definida para ser utilizada na Copa das Confederações, a Tecnologia da Linha do Gol GoalControl foi escolhida nesta sexta-feira pela Fifa para ser o sistema utilizado na Copa de 2014 – e da maioria das competições da entidade, como o Mundial feminino, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Com presença do diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, e Massimo Busacca, ex-árbitro e chefe de arbitragem, a entidade apresentou aos jornalistas alguns detalhes sobre o GoalControl, além da confirmação do uso da tecnologia em suas competições. A Fifa também reiterou que cada organizador de torneio terá direito a escolher o melhor sistema para si desde que seja aprovado previamente pela entidade.

– Todos os árbitros passaram por treinamentos para usar a nova tecnologia. Fizemos algumas simulações interessantes. Não queremos que os árbitros fiquem condicionados ao sistema tecnológico para tomar suas decisões, mas que sejam apenas auxiliados por eles – comentou Busacca.

A GoalControl utiliza câmeras para seguir a bola. Ela espalha sete delas para cada gol nas coberturas dos estádios. Cada uma tem um computador que mapeia aonde a bola está e manda a informação para um software central. Mais de 400 imagens por segundo em 3D são captadas. O barateamento do sistema, segundo fontes ligadas ao GoalControl, é “questão de tempo”.

Continua depois da publicidade

Além do GoalControl, outros três sistemas receberam o selo de aprovação da Fifa: Hawk-Eye, CAIROS GLT e GoalRef. Além da Fifa, a Premier League inglesa já decidiu introduzir a tecnologia de linha de gol. Ao contrário da entidade internacional, porém, os britânicos preferiram usar o Hawk-Eye.

Assista ao vídeo de demonstração da GoalControl: