A Fifa trabalhará conjuntamente com o Comitê Organizador de Pequim 2008 para preparar um torneio olímpico de futebol de alto nível e para popularizar o esporte na China.

Continua depois da publicidade

O Comitê anunciou esta decisão após a reunião de hoje em Pequim entre o vice-presidente da entidade olímpica, Liu Jingmin, e o vice-presidente da Fifa, o camaronês Issa Hayatou.

Liu descreveu a Fifa como a federação esportiva mais influente e o futebol como o esporte mais popular do mundo, para depois ressaltar a grande popularidade que o esporte tem na China.

As cidades chinesas de Pequim, Xangai, Tianjin, Shenyang e Qinhuangdao sediarão as competições preliminares desta especialidade olímpica e a Fifa colaborará estreitamente com o Cômite Organizador para que sua realização seja um sucesso.

Hayatou, que também é membro do Comitê Olímpico Internacional, confirmou essa colaboração e elogiou o trabalho preliminar do Comitê Organizador dos Jogos, fundamentalmente no que se refere à construção das instalações olímpicas para a disputa das provas.

Continua depois da publicidade

A presença da Fifa na China foi notável nos últimos dias, já que durante o fim de semana representantes da entidade estiveram em Xangai para divulgar o logotipo do Mundial Feminino China 2007 e na semana passada levaram a Pequim o troféu do Mundial, que está sendo levado a vários países em uma turnê internacional.