A bola oficial que será utilizada na decisão da Copa do Mundo do Brasil foi revelada nesta quinta-feira no site da Fifa. A Brazuca Final Rio fará parte do espetáculo no dia 13 de julho, quando os finalistas duelarem por um lugar na história no mítico Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O design da Brazuca Final Rio é inspirado no verde e no dourado do Troféu da Copa e é uma variação da bola oficial lançada em dezembro do ano passado.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, a Adidas entregou as Brazucas para todas as 32 seleções participantes do Mundial no Brasil para que as equipes tivessem tempo suficiente para se familiarizar com a bola nos treinos e nos jogos oficiais. Desde então, ela também foi usada em competições como o Mundial de Clubes Fifa, a Copa do Rei, a Major League Soccer, a Copa da Alemanha e em diversos amistosos internacionais.

Antes do lançamento oficial, a Brazuca e a Brazuca Final Rio passaram por um rigoroso processo de teste que se estendeu por dois anos e meio e envolveu mais de 600 jogadores e ex-jogadores de primeira linha, como Lionel Messi, Iker Casillas, Bastian Schweinsteiger e Zinedine Zidane.

A bola também foi experimentada por 30 equipes em 10 países de três continentes, entre eles Milan, Bayern de Munique, Palmeiras e Fluminense.

A tecnologia da câmara de ar e do corpo da Brazuca é a mesma empregada na Tango 12 (Euro 2012), na Cafusa (Copa das Confederações 2013) e na famosa bola oficial da Liga dos Campeões da Europa.

Continua depois da publicidade

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Brazuca é bem mais estável do que a Jabulani, que foi criticada por vários jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.