A Fifa aguarda e aposta na recuperação de Curitiba, mas nos bastidores começa a elaborar o plano de emergência. Pelo que foi conversado até agora, a ideia inicial seria passar os jogos da Arena da Baixada para outras quatro sedes. Seriam quatro partidas (Irã x Nigéria, Equador x Honduras, Espanha x Austrália e Argélia x Rússia) em quatro cidades diferentes. E apenas em estádios já escolhidos para o Mundial, o que exclui a Arena do Grêmio.
Continua depois da publicidade
Uma questão importante é o alto custo das estruturas temporárias – media center, escritórios da Fifa, detectores de metais nos portões, entre outros. Se tudo isso estiver pronto nos outros estádios, não faria sentido criar um novo gasto. O que também está descartado é levar jogos para locais que tenham confrontos marcados para a mesma data da capital paranaense.
Deste modo, as cidades que podem entrar na disputa são Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, Manaus e Rio de Janeiro. Mesmo com essa precaução, a tendência é pela permanência de Curitiba. A decisão final será anunciada pela Fifa no dia 18 de fevereiro.