O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira em coletiva de imprensa que o Mundial de Clubes será disputado com 32 equipes e de quatro em quatro anos a partir de 2025, adiantando que a edição de 2023, com o atual formato, será realizada em fevereiro, no Marrocos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
— Há alguns anos havíamos tomado uma decisão sobre esta competição, mas ela não foi realizada devido à pandemia, deixando sua vaga para a Copa América e a Eurocopa (em 2021). Será no verão (do hemisfério norte) de 2025 com as 32 melhores equipes do mundo e terá tanto sucesso quanto a atual Copa do Mundo — explicou Infantino.
Infantino compareceu ao palco principal do centro de imprensa da Copa do Mundo no Catar para explicar as decisões do conselho da Fifa e fazer um balanço da competição, dois dias antes da final entre Argentina e França.
— O novo Mundial de Clubes será disputado pelas melhores equipes do mundo, tenho certeza. Os detalhes precisam ser elaborados, inclusive sobre o país que vai organizá-lo — afirmou o dirigente ítalo-suíço.
Continua depois da publicidade
Em 2019, a Fifa planejava organizar a primeira edição de um Mundial de Clubes aumentado para 24 países na China em 2021, mas concordou em não realizá-lo para deixar as datas das competições da Uefa e Conmebol, adiadas em 2020 devido à pandemia.
O presidente da Fifa acrescentou que o Marrocos organizará a edição de 2023. O país do norte da África, surpresa da Copa do Mundo ao chegar às semifinais, já organizou o torneio em 2013 e 2014.
A última edição do torneio foi em fevereiro deste ano, nos Emirados Árabes Unidos, com o Chelsea erguendo o troféu.
Continua depois da publicidade
Com o formato habitual, o Real Madrid, atual campeão da Liga dos Campeões, estará no Marrocos como representante europeu, ao lado dos campeões das outras cinco confederações da Fifa: Flamengo, Al Hilal (Arábia Saudita), Seattle Sounders (Estados Unidos) e Auckland City (Nova Zelândia). O campeão do Marrocos também participará.
Leia também
Final do mundial terá dois camisas 10 do mesmo time pela primeira vez na história
Campeão da Copa do Mundo vai faturar mais de R$ 200 milhões; veja as premiações