O projeto do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, que o Sistema Federação das Indústrias (Sistema FIESC) irá implantar em Joinville até 2014, será apresentado a empresários locais na próxima segunda, às 18h30, em reunião na Associação Empresarial da cidade (Acij). O instituto vai beneficiar o setor produtivo catarinense e até de outros Estados com novos serviços laboratoriais de ponta, consultoria e cursos avançados, com possibilidade de atendimento às novas montadoras de automóveis da região.
Continua depois da publicidade
O Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica atenderá principalmente aos segmentos de metalurgia, óleo e gás, polímeros (como plástico), elastômeros (como a borracha), além de contemplar a área de mecânica.
– Queremos ser indutores do processo de inovação e modernização tecnológica no Estado, resume o diretor do Senai/SC, Sérgio Roberto Arruda. Os novos equipamentos serão utilizados na análise e aprimoramento de produtos já criados pelas indústrias e em projetos de pesquisa aplicada, apoiando os testes necessários para a criação de novos produtos.
– Com equipamentos de ponta e a participação de profissionais experientes, pretendemos apoiar os projetos de pesquisa e desenvolvimento das empresas. Por fugir de suas rotinas, hoje muitas organizações têm dificuldade para realizar essas ações apenas internamente, explica.
Os serviços de microusinagem de moldes e microinjeção, poderão abrir novas perspectivas de mercado para as empresas. Isso porque as novas tecnologias possibilitarão a fabricação de peças com tamanho inferior a 5 milímetros, uma necessidade de setores como eletrônica, aeroespacial e medicina.
Continua depois da publicidade
A parceria com Sociedade Fraunhofer, da Alemanha, também permitirá a transferência de tecnologia de prototipagem metálica, o que possibilitará produzir protótipos de produtos de maior dureza.
De acordo com a diretora do Senai em Joinville, Hildegarde Schlupp, o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica será instalado em um novo prédio, a ser construído na unidade Norte do órgão em Joinville (localizada na Rua Arno Döhler), com previsão de inauguração em 2014.
No entanto, com a chegada de novos equipamentos, os serviços já serão oferecidos em local provisório a partir do primeiro semestre de 2013.
O novo prédio, que terá 4,9 mil metros quadrados de área construída, sendo quase 2 mil metros quadrados de para os novos laboratórios, contará com 14 novas salas. A intenção é também apoiar o desenvolvimento da indústria com a oferta de cursos avançados de qualificação (de menor duração), superiores e de pós-graduação. Também está prevista a criação de um novo curso técnico voltado para a área de plásticos.
Continua depois da publicidade