A importância das empresas apoiarem e desenvolverem ações relacionadas à qualificação e formação escolar de seus trabalhadores será tema de encontro que o Sistema Federação das Indústrias (Sistema Fiesc) promove na próxima segunda, em Joinville.

Continua depois da publicidade

O evento faz parte do movimento A Indústria Pela Educação e está incluído em uma série de seis outros que estão sendo realizados até dezembro pelo Estado.

A ação, lançada em setembro em Florianópolis, é baseada em dois pilares: investir na ampliação da oferta de programas de educação do Sistema Fiesc e incentivar empresas de Santa Catarina a destinar maior atenção a ações voltadas para a área.

Além disso, prevê investimento de R$ 330 milhões em ações educacionais pelas entidades que compõem o Sistema Fiesc.

Para que a indústria de Santa Catarina possa crescer no ritmo esperado até 2015, será preciso contar com um contingente de 461,5 mil trabalhadores com formação profissional adequada.

Continua depois da publicidade

A estimativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e consta na pesquisa Mapa do Trabalho Industrial 2012. Essa necessidade produzirá oportunidades em 177 ocupações, que vão desde trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais) e padeiros até supervisores de produção de indústrias químicas e petroquímicas.