A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) recebe nesta segunda-feira, às 18h30min, três candidatos que concorrem ao governo do Estado: Décio Lima (PT), Gelson Merisio (PSD) e Mauro Mariani (MDB). A entidade entregará aos candidados a Carta da Indústria, documento que consolida as principais demandas para o período 2019-2022.
Continua depois da publicidade
A carta contempla temas como educação, capital humano, saúde e segurança, inovação e empreendedorismo, infraestrutura, internacionalização, investimentos e mercado. O conteúdo reflete o Mapa Estratégico da Indústria, que contabiliza 24 temas prioritários e 56 objetivos, gerando um total de 83 indicadores. Para sua elaboração, foram ouvidos 335 industriais, 327 trabalhadores e instituições parceiras. Além disso, na estrutura da própria FIESC também foram ouvidos os 141 sindicatos filiados, os 16 vice-presidentes regionais e os três de assuntos estratégicos, as 22 câmaras especializadas, os conselhos Estratégico e de economia, as áreas especializadas.
O objetivo com a entrega da carta é subsidiar os planos de governo dos candidatos e, após as eleições, ser uma ferramenta de acompanhamento das iniciativas governamentais. Além dos temas macroeconômicos defendidos na pauta nacional pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os itens que norteiam o planejamento da indústria catarinense são: educação, capital humano, inovação e empreendedorismo, infraestrutura, saúde e segurança, internacionalização das empresas, investimentos e políticas públicas e desenvolvimento do mercado.