Diversas igrejas de Joinville organizaram na madrugada desta quinta-feira (30) a confecção dos tapetes para celebrar o Corpo de Cristo. Mais de 400 metros de tapete serão preparados para a procissão da Catedral São Francisco Xavier até a Praça Nereu Ramos, marcada para as 15h, em Joinville.

Continua depois da publicidade

Veja fotos das produções dos tapetes

Conforme Emerson Henrique Citadin, padre da Paróquia São Judas Tadeu, o feriado marca a celebração da festa do corpo de Cristo, recordando a última ceia de Jesus.

— A igreja continua a realizar aquele que foi o pedido de Jesus: “Fazei isto em memória de mim!”. E celebrar a Eucaristia é celebrar a Páscoa do Senhor. O mistério de sua vida, morte e ressurreição. A festa como conhecemos hoje é uma recordação mais tardia na história da igreja, sendo celebrada a partir de um milagre eucarístico — explica o padre.

A Paróquia São Judas Tadeu, localizada no bairro Itaum, iniciou o processo de confecção dos tapetes às 4h desta quinta-feira (30). De acordo com Mário Cezar Budal, organizador da preparação dos tapetes, o material utilizado para a elaboração é serragem tingida com as cores dos desenhos. 

Continua depois da publicidade

— A gente escolhe o desenho e escolhe as cores para elaborar eles com mais perfeição. Nós usamos 11 desenhos no total. Dentre eles o nosso padroeiro, São Judas, o símbolo da Eucaristia, o rosário, o Sagrado Coração de Jesus, entre outros. Dá em torno 350 metros de tapete. São três metros de desenhos e 27 de gabarito, uma estrutura pré-elaborada — conta Budal.

Na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro Boa Vista, os trabalhos de confecção iniciaram às 5h. Segundo o padre Hugo Marques Coutinho, a fé é o que motiva os fiéis a celebrar o Corpo de Cristo.

— É a fé na Eucaristia e na vida em comunidade. Temos três comunidades trabalhando juntas aqui. Os tapetes contribuem para que a homenagem seja feita, uma maneira de cobrir o chão onde Jesus passa — declara Coutinho.

Para a procissão na Catedral de Joinville, 30 paróquias são responsáveis por confeccionar os tapetes. Para cada igreja são destinados 14 metros do trajeto, representando as pastorais e a comunidade.

Continua depois da publicidade

Leia também:

O que abre e o que fecha nas principais cidades de SC no feriado de Corpus Christi

Feriadão em SC deve ser gelado, com temperaturas negativas e chance de geadas

Joinville envia caminhões e retroescavadeiras para recuperação de cidade gaúcha