As serragens coloridas estão guardadas em sacos plásticos, prontas para serem colocadas em um caminhão e levadas à praça Nereu Ramos, região central de Joinville. A decoração ainda contará com pequenas pedras e desenhos feitos por jovens. Na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, uma multidão deve se encontrar no Centro para celebrar a presença de Cristo na eucaristia. A confecção do tapete começa às 8 horas. Às 15 horas, começa a missa e, em seguida, a procissão.

Continua depois da publicidade

Na Paróquia São Francisco de Assis, no Saguaçu, por exemplo, as serragens que são usadas para montar os desenhos que representam a Bíblia, a eucaristia e, neste ano, a Jornada Mundial da Juventude, já estão devidamente separadas, ao lado do altar, para a confecção do tradicional tapete.

As catequistas Virginia Maria Metzger, 49 anos, Eliane Maria Rodrigues, 63 anos, e Iria Fernandes da Silva, 56 anos, também já estão preparadas. A torcida é para que o tempo colabore.

– Senão, só ocorrerá a programação dentro das igrejas -, comentou Eliane.

Continua depois da publicidade

Da paróquia do Saguaçu, cerca de 25 jovens da crisma irão participar da montagem na praça Nereu Ramos. O mesmo deve ocorrer nas demais paróquias participantes. A missa será celebrada de tarde, assim que o tapete, que terá 15 metros, estiver pronto. Depois, os fiéis e o bispo dom Irineu Roque Scherer começam a tradicional procissão.

Nas paróquias espalhadas pela região de Joinville, em sua maioria, as missas ocorrerão pela manhã e também no começo da noite, geralmente às 9 e às 19 horas.

Por causa do feriado, a maioria dos serviços públicos e as escolas fecham na quinta e só retomam as atividades normais na segunda-feira. As rodovias prometem estar movimentadas a partir desta quarta-feira pela noite. Os horários de pico, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, devem ocorrer na manhã de quinta e na tarde de domingo, quando a maioria dos moradores volta para casa.

Continua depois da publicidade

Alterações no trânsito para as celebrações

Nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, agentes do Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran) atuarão no monitoramento e acompanhamento das procissões pelo município. No dia do feriado, a partir das 5h30, o trânsito na rua do Príncipe será interrompido para a confecção do tradicional tapetes coloridos.

A previsão é de que o acesso seja liberado por volta de 18 horas. As ruas laterais, a partir da rua Nove de Março até a rua Abdon Batista, também estarão interditadas e será permitido apenas o trânsito local.