A programação já é tradicional nesta data. Todos os anos, logo cedo, às 7h30min, os fiéis se dividem entre os que acompanham a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis e os que, com sacos de serragem e areia, começam a decorar as ruas para a procissão do Santíssimo Sacramento.
Continua depois da publicidade
As atividades fazem parte das celebrações de Corpus Christi e incluem ainda uma Santa Missa também durante a tarde, às 15h. Após esta missa, os fiéis saem em procissão pelo caminhos enfeitado durante a manhã. No total, devem ser confeccionados 36 grandes “tapetes” em torno da Praça XV de Novembro, em um trajeto de aproximadamente 500 metros, com símbolos e momentos da vida de Jesus.
Logo após a procissão, serão reabertas as capelas que estão em processo de restauração, incluindo a Catedral. Depois de um de estudos e trabalhos, agora, elas trazem os aspectos originais da pintura nos altares.
A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, em setembro de 1264. Para a Igreja Católica, a celebração está ligada a uma série de visões, revelações pessoais e milagres eucarísticos acontecidos no século 13.
Continua depois da publicidade