Os tradicionais barcos de pesca artesanal coloriram o Rio Itajaí-Açu na tarde deste domingo, mas com uma finalidade distinta. Decoradas com flores e balões as embarcações seguiram em procissão pelas águas para celebrar Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira dos pescadores.

Continua depois da publicidade

Aproximadamente 20 embarcações acompanharam o cortejo após a missa realizada na Igreja Matriz de Navegantes. Enquanto os fieis lotavam os barcos dando graças, a imagem imponente da santa com flores ao redor seguia numa das balsas do ferry boat.

Enquanto uns apenas festejavam, muitos pagavam promessas. Crianças, jovens, adultos e idosos acompanharam o cortejo no mar e nas margens do rio, escorados nas grades de proteção do lado itajaiense e do navegantino.

Apesar da data considerada oficialmente como Dia de Nossa Senhora dos Navegantes ser 2 de fevereiro, as comemorações da 117ª festa em homenagem à santa começaram há 11 dias em Navegantes. Durante todos os dias houve jantar, show e novena. Pescadores de várias partes do Estado apareceram em algum desses dias para pedir proteção à Nossa Senhora dos Navegantes e agradecer às safras fartas.

Continua depois da publicidade

Tradição

De acordo com a paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes de Eldorado (SP), o culto á santa iniciou na Idade Média, quando os cristãos atravessavam o Mediterrâneo em embarcações frágeis. No tempo das grandes navegações, esta devoção se desenvolveu entre os navegantes portugueses e espanhóis.

Antes da partida das caravelas, os viajantes assistiam a uma missa e imploravam a proteção da Mãe dos Navegadores nas perigosas jornadas.

A devoção chegou ao Brasil com Nossa Senhora dos Navegantes recebendo várias denominações como Senhora dos Mares e da Boa Viagem até ser denominada Senhora dos Navegantes pelos pescadores. ?

Continua depois da publicidade