Nomes de líderes de movimentos políticos de esquerda foram citados durante o debate na TV Globo nesta quinta-feira (29). Che Guevara e Fidel Castro foram lembrados por Padre Kelmon (PTB) ao longo dos primeiros três blocos do programa. 

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Os nomes foram citados em contextos de crítica aos governos do PT no Brasil e contra a posição política considerada “esquerda” pelo candidato.

— Vocês [esquerda] fizeram das nossas universidades um lugar para formar soldadinhos que vão defender essas ideologias, que estão matando tantas pessoas na América Latina. A gente chega numa universidade e vê jovens utilizando camisetas com Che Guevara — disse Padre Kelmon.

Che Guevara era um médico argentino e se tornou um dos símbolos da luta contra o capitalismo na América Latina. Em viagens pelo continente, atendeu a população carente. Em 1959, participou, com Fidel Castro, da revolução que derrubou o governo ditador de Fulgêncio Batista em Cuba.

Continua depois da publicidade

Assassinato de Celso Daniel vira assunto no debate da Globo; entenda

Castro foi um político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976, quando assumiu como presidente até 2008. Uma das características mais reconhecidas do seu governo foi o nacionalismo. Ele morreu em 2016.

Debate na TV Globo

A TV Globo realiza nesta quinta-feira (29) o último debate do primeiro turno entre os candidatos à Presidência da República. O programa conta com transmissão para todo o país e mediação de Willian Bonner.

Último debate na Globo para presidente: veja regras, ordem e tempo de fala

O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro contam com temas livres, enquanto o segundo e o quarto são baseados em temas determinados e considerações finais.

Leia também 

Quem é Carlos Gabas, petista citado por Bolsonaro durante debate da Globo

Continua depois da publicidade

Lula diz que acabará com sigilos de Bolsonaro durante “guerra de respostas”