Há pouco mais de dois meses no comando do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Vissilar Pretto detalha como pretende conduzir a duplicação dos quatro lotes da BR-470 no Vale do Itajaí.

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Nesta sexta-feira, Pretto confirmou o que o lote 2, entre Ilhota e Gaspar, terá a ordem de serviço assinada na próxima semana. No entanto, não confirmou se haverá alguma cerimônia para autorizar a obra. Confira a conversa:

Jornal de Santa Catarina – Desde que assumiu o Dnit, o senhor já percorreu a BR-470? Qual a opinião sobre a rodovia?

Vissilar Pretto – Conheço a BR-470 há muito tempo, é uma rodovia que precisa ser duplicada com urgência.

Santa – Como avalias o andamento geral dos lotes da duplicação?

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Pretto – Vou ser sincero, ficou um ano praticamente sem trabalhar. Você vê obras hoje, mas efetivamente, com liberação de mais frentes de trabalhos, só a partir de outubro no lote 3 e de novembro no lote 4. São quatro anos para terminar a obra.

Santa – Isso quer dizer que não veremos obras agora?

Pretto – Agora vamos ter mais frentes de obras, principalmente nos lotes 1 e 2, já que o lote 3 é muito urbanizado. Mas 100% de obra só em outubro, novembro. Quatro anos de obra, posso contar a partir de agora para duplicar.

Santa – Esses problemas com licitações e burocracia significam o quê?

Pretto – Que a ordem de serviço não deveria ter sido dada no meio de uma greve do Dnit. Obra para mim tem que andar e se todas as coisas (licitações ambientais, para remoção do gás, desapropriações etc.), não andarem juntas, não tem frente de obras.

Santa – Como está o mutirão para as desapropriações?

Pretto – Nos lotes 3 e 4 tivemos problemas que acabaram na Justiça. Como a licitação corre pela Sede, em Brasília, conseguimos destravar. A Iguatemi, que também supervisiona a obra, venceu. E agora vão começar os levantamentos de valores para podermos fazer o primeiro mutirão de pagamento.

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Santa – A assinatura do lote 2 está confirmada para a próxima semana?

Pretto – Sim, o consórcio responsável (Ivaí-Setep) inclusive já está se movimentando, mas não tem data e local definidos. Estamos montando um cronograma para que a obra comece e não pare mais. Temos reuniões com a SCGás.

Santa – Todas as licenças ambientais foram concedidas?

Pretto – Tudo está pronto. Isso não vai mais ser empecilho para a obra.