A fumaça negra que saiu da Capela Sistina às 15h47 desta terça-feira, 12, pode ter desagradado aos fiéis que estavam na praça de São Pedro. Mas, com a escolha do sucessor de Bento XVI adiada, restou mais tempo para que os interessados no Conclave possam expressar suas opiniões nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Desenvolvido pelas startups gaúchas Lung e a Ionatec, um aplicativo dá aos internautas a possibilidade de “escolher” quem ocupará o principal cargo da Igreja Católica. Na home page do Vote for the Next Pope, os 12 candidatos apontados como favoritos aparecem de forma aleatória, e o usuário tem a oportunidade de selecionar quem gostaria que fosse escolhido o novo papa. Qualquer pessoa inscrita no Facebook pode votar.

O aplicativo chama a atenção para o fato de que mais da metade dos papáveis considerados favoritos foram listados pela organização não governamental SNAP (Survivor?s Network of those Abused by Priests) como envolvidos no escândalo da pedofilia na Igreja Católica. No aplicativo, todos os mencionados pela ONG receberam a flag “BlackListed”, com um link para uma reportagem da CNN que cita o fato.

– A ideia é medir as intenções populares de votos dos papáveis, mas listamos os cardeais que caíram na lista da SNAP por conta do escândalo da pedofilia. É o Ficha Limpa do Conclave – afirma Daniel Bittencourt, cofundador da Lung.

Continua depois da publicidade