Principal projeto da Fiat Chrylser no momento, o Dart/Viaggio está a caminho do Brasil. O sedã médio estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, na versão top de linha fabricada nos EUA. O passo mais ambicioso será com o logotipo italiano. Inicialmente, poderá seguir os passos da Journey, que recebeu modificações e foi rebatizada de Fiat Freemont, e vir também dos EUA.
Continua depois da publicidade
Pela importância da operação brasileira, está em avaliação também o possível desembarque do modelo fabricado na planta chinesa da Gac-Fiat, em Changsha (Hunan). A partir de 2014, o Viaggio deverá ser montado em Goiana, em Pernambuco. Além da Ásia e da América Latina, o Viaggio será vendido no mercado europeu, onde contará ainda com uma opção hatchback.
Montado sobre a arquitetura da Alfa Romeo Giulietta, o sedã médio ganhou mais espaço interno com o aumento da distância entre-eixos para 2,7 metros. As diferenças do Dart e do Viaggio estão frente – na grade e no para-choque. No interior, as modificações dependem das versões, sendo o norte-americano mais esportivo para conquistar os jovens e o italiano, mais convencional.
Recursos eletrônicos, segurança e desempenho
Os dois trazem avançados recursos eletrônicos de conforto, entretenimento e segurança. Os motores são Fiat turbo 1.4 MultiAir, nos EUA, de 162 cavalos a 185 cv, e, na China, de 120 a 150 cv, com câmbios manual ou automático com dupla embreagem de cinco e seis velocidades. Nos EUA, o Dart custa de US$ 16,79 mil a US$ 22,49 mil.
Continua depois da publicidade