Após protestos de intelectuais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou sua participação em uma palestra neste sábado em Nova York sobre a democracia na América Latina. As informações são do jornal O Globo.

Continua depois da publicidade

O evento foi organizado pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) em homenagem aos 50 anos da entidade. FHC dividiria um painel de debate com o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos.

“Eu peço que vocês entendam que a essa altura da minha vida, aos 85 anos, eu não desejo dar pretexto para mentes radicais, dirigidas por paixões partidárias, me usarem em uma luta imaginária `contra o golpe¿, um golpe que nunca existiu”, escreveu o ex-presidente.

Leia mais

Harvard concede título honoris causa a FHC e Spielberg

Continua depois da publicidade

FHC foi “entusiasta” do apoio ao governo Temer, afirma Padilha

Para FHC, Temer terá “papel na história” se reabilitar economia e apoiar Lava-Jato

A polêmica em torno do convite a FHC começou no fim de abril. Um grupo de membros da LASA, entre intelectuais brasileiros e estrangeiros, encaminhou à entidade uma petição defendendo ser inapropriado o tucano participar do painel no momento em que o partido dele, o PSDB, é apontado como um dos colaboradores de um ¿golpe¿ no Brasil pelos partidos que apoiam a presidente afastada Dilma Rousseff.

Assinam a petição 196 nomes ligados a universidades do Brasil e do Exterior. Entre eles, Mariana Kalil (UNB), Maria Helena Pereira Toledo Machado (USP), Sérgio Delgado (Harvard), Lisa North (York University), Maria Luisa Mendonça (UFRJ), Nora Nigels (Université du Québec) e Flávia Ribeiro Veras (FGV). O comunicado sobre a desistência de FHC foi encaminhado pela LASA a seus membros por e-mail na quarta-feira passada.