Sol, calor e praia. Fatores que, com o passar dos dias e com a proximidade do verão, se tornam cada vez mais comuns em Florianópolis. E a época mais quente do ano não eleva somente as temperaturas: aquece também a economia da capital catarinense, que recebe milhões de turistas de diversas localidades do mundo e também incentiva os moradores a curtirem a cidade.

Continua depois da publicidade

A região do norte da ilha é a mais movimentada na estação veraneia. Bairros como Jurerê, Ingleses e Canasvieiras recebem um número alto de visitantes, especialmente vindos de países como Argentina e Uruguai e de estados como o Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Esse agito começa antes mesmo do início oficial do verão. A região já vive em ritmo acelerado no mês de novembro.

E para marcar o início da temporada de verão em Florianópolis, as regionais dos Ingleses e de Canasvieiras da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) vão realizar a 5ª edição do Festival Viva o Norte da Ilha, a partir do dia 21 de novembro, que vai contar com eventos de negócios, de meio ambiente, esportivos, culturais e até uma competição gastronômica envolvendo bares, restaurantes, pizzarias e sorveterias da região.

— O Festival Viva o Norte busca promover a economia local, mas também fortalecer laços comunitários e destacar o potencial turístico e cultural da região Norte da Ilha. A iniciativa, que já se consolidou no calendário de eventos da cidade, reforça o compromisso da ACIF com o desenvolvimento sustentável e a valorização de empresas e talentos locais — destaca Célio Bernardi,  presidente da entidade. 

Concurso Gastronômico

Um dos destaques do festival de 2024 é a segunda edição do Concurso Gastronômico Viva o Norte, onde bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos do ramo na região podem apresentar seus pratos e especialidades. A competição, que tem como objetivo valorizar  a gastronomia regional, terá premiações simbólicas como certificados para os três melhores pratos e também para o melhor atendimento.

Continua depois da publicidade

Os concorrentes serão avaliados por critérios como melhor sabor, melhor apresentação, atendimento e estrutura do estabelecimento. Os vencedores serão divulgados no dia do encerramento do festival, marcado para 01 de dezembro.

As empresas que aderirem ao festival vão receber uma camisa com desenho exclusivo assinado por Luciano Martins (Foto: ACIF/Divulgação)

Programação

A abertura oficial do festival  ocorre no dia 21 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Hotel Porto Sol, nos Ingleses. Para dar o start na quinta edição do Viva o Norte, uma palestra bem-humorada e repleta de insights sobre empreendedorismo e inovação com uma figura bem conhecida pelos manezinhos: o irreverente Motora Mil Grau.

No dia 27 de novembro, um Encontro de Negócios está marcado para acontecer no Sapiens Parque, a partir das 19h. O objetivo do evento é fortalecer a parceria entre empresários e estabelecimentos da região.

O encerramento será em clima natalino, com um evento cultural programado para acontecer no dia 1º de dezembro, na concha acústica do Jurerê Open Shopping, que terá apresentações de corais infantis, danças, teatros, entre outras atrações.

Continua depois da publicidade

Associados da ACIF têm condições especiais para participar do festival e também para concorrer no Concurso Gastronômico. Os participantes poderão conectar suas marcas a um dos eventos corporativos mais relevantes de Santa Catarina, fortalecer parcerias e estabelecer novos negócios, além de receber uma camisa exclusiva, desenho assinado pelo renomado artista Luciano Martins.

Acesse o site da ACIF e confira mais informações sobre a 5ª edição do Festival Viva o Norte.