Tradicional porta de entrada do cinema francês no Brasil, o Festival Varilux exibe em sua nova edição 15 longas-metragens da recente safra gaulesa em diferentes gêneros. Em Porto Alegre, os filmes serão apresentados, desta sexta-feira até o próximo dia 9, no Espaço Itaú e no Cinespaço Wallig.

Continua depois da publicidade

A programação, da qual a equipe do Segundo Caderno destaca os quatro títulos abaixo, reúne filmes protagonizados por estrelas e astros do porte de Juliette Binoche, Emmanuelle Béart, Jeanne Moreau, Marion Cotillard, Sophie Marceau, Gérard Depardieu, Miou-Miou, Lambert Wilson e Fabrice Luchini. Confira diariamente os destaques da mostra no roteiro de cinema da Agenda.

O site do festival é www.variluxcinefrances.com.

“Camille Claudel 1915”

O filme de Bruno Dumont faz uma nova investida na vida da escultora Camile Claudel (Juliette Binoche). O foco da trama é o período em que a perturbada Camille foi internada pela família em um manicômio, em 1915, e sua relação com o irmão, o escritor Paul Claudel (Jean-Luc Vincent). Exibições neste fim de semana: sábado, às 15h, no Cinespaço Wallig, e domingo, às 15h30min, no Espaço Itaú.

Continua depois da publicidade

“O Homem que Ri”

Nova adaptação do romance de Victor Hugo, dirigida por Jean-Pierre Améris. Gérard Depardieu vive o dono de circo que abriga dois órfãos: Gwynplaine (Marc-André Grondin), garoto que foi desfigurado com uma cicatriz no rosto que lhe dá a impressão de estar sempre sorrindo, e Déa (Christa Theret), uma menina cega. Exibição no fim de semana: nesta sexta-feira, às 16h50min, no Cinespaço Wallig.

“Ferrugem e Osso”

Diretor do excelente O Profeta, Jacques Audiard conduz este impactante drama sobre o relacionamento entre um homem desempregado (Matthias Schoenaerts) que cria um filho de cinco anos e uma treinadora de orcas (a oscarizada Marion Cotillard). Duas indicações ao Globo de Ouro: melhor filme estrangeiro e melhor atriz em drama. Exibição no fim de semana: domingo, às 17h, no Cinespaço Wallig.

“Pedalando com Molière”

Ator de teatro (Fabrice Luchini) deixa os palcos para viver recluso em uma ilha. Ele é convidado por um ídolo da TV (Lambert Wilson) para estrelar uma adaptação de O Misantropo, de Molière. O ermitão propõe um desafio: que eles encenem trechos da peça ali mesmo. De Philippe Le Guay. Exibições no fim de semana: sábado, às 21h40min, no Espaço Itaú, e domingo, às 21h30min, no Cinespaço Wallig.