Comédia, drama, aventura, suspense e até mesmo a animação francesa invadiram as telonas de Blumenau no Festival Varilux de Cinema Francês. Apesar de tímido – 329 espectadores – o público compareceu às salas de cinema do Arcoplex no Shopping Park Europeu, onde desde sexta-feira estão sendo exibidas as produções francesas.
Continua depois da publicidade
<< Confira os filmes que serão exibidos nesta quarta e quinta-feira em Blumenau >>
A média é de 18 pessoas em cada um dos 18 longas que foram exibidos até segunda-feira. Em Florianópolis, no mesmo período, 897 espectadores estiveram em frente às telonas durante o festival. Seja pelo horário, dia ou estilo, os filmes revelam um perfil de espectadores diferenciado.
A expectativa em Blumenau era de que este público atingisse um número maior de pessoas, mas como esta é a primeira edição do evento já se imaginava um perfil diferente das pessoas que vão ao cinema ver produções americanas e blockbusters. O organizador do Festival Varilux de Cinema Francês em Blumenau, Jamil Antonio Dias, destaca que mesmo assim não considera o número de público baixo, já que o festival segue até quinta-feira.
Continua depois da publicidade
– Como os filmes do festival não têm apelo comercial, o público também é diferenciado. Acredito também que por ser uma iniciativa do cinema francês, muitas pessoas não estejam dispostas a conhecer pois acham a produção desinteressante.
De acordo com o gerente do Arcoplex Blumenau, Edemilson de Barros, até o momento alguns filmes obtiveram um número significativo de espectadores. O favorito Intocáveis foi assistido por 66 pessoas em duas sessões. Na segunda-feira, o filme foi exibido às 16h30min e teve 19 espectadores. O estudante de Direito Léo Victor Koprowski, 22 anos, foi conferir o longa e disse que estava ansioso para ver a produção:
– Vim porque li a respeito e ao invés de baixar, resolvi esperar e assistir no cinema. Sobre o horário é um pouco complicado, mas como não estou trabalhando, pude vir – ressaltou antes do início da sessão.
Continua depois da publicidade
Opção de horário e de filmes
Enquanto alguns não puderam assistir aos filmes por conta do horário de exibição, para outros este foi o diferencial. Desde que soube da chegada do festival em Blumenau, a dona de casa Berenice Padilha aguardava para ver Intocáveis e afirmou que o melhor horário para ela, realmente, era durante a tarde de segunda-feira.
– Faz tempo que estou esperando pelos filmes do festival. Li a sinopse de Intocáveis, as críticas e fui conferir. Apesar do filme ter um tema pesado, é mostrado com leveza na tela – disse após a sessão.
Sobre a primeira edição do festival em Blumenau, a professora de francês Anna Maria Vittot destacou que é uma forma da cidade voltar a receber excelentes filmes franceses:
Continua depois da publicidade
– É ótimo ter opções. São filmes diferenciados, eles vão além do óbvio e do final feliz.
Eles são bem diferentes do cinema americano e capitalista.
Quarta e quinta-feira, o público ainda vai poder conferir oito filmes do festival, que encerra quinta-feira nas 45 salas de cinema de 33 cidades brasileiras.