O cinema francês está em alta. Este ano, o melancólico drama Amor, do diretor Michael Haneke, foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ainda concorreu na categoria de Melhor Filme na 85ª edição da maior premiação cinematográfica. Para completar o cenário da sétima arte, o Festival Varilux de Cinema Francês se consolida em sua segunda edição em 2013, em 45 cidades brasileiras.
Continua depois da publicidade
Com variedade de estilos, opções de horários e uma excelente organização e divulgação – o site variluxcinefrances.com está aí para comprovar -, não há como dar errado. Basta aguardar a participação do público nos cinemas.
<<< Confira a programação completa do festival no blog +Lazer >>>
O festival, que conta com 15 títulos e chega a 80 salas de cinema, foi dividido em duas fases, de 1º a 9 de maio em algumas cidades e de 10 a 16 em outras. Em Blumenau, 14 produções serão exibidas durante a maratona de filmes que inicia nesta sexta-feira e segue até quinta-feira, no Arcoplex Cinema, localizado no Shopping Park Europeu, Bairro Itoupava Norte. Os ingressos das 30 sessões terão os mesmos valores praticados pelo cinema.
Continua depois da publicidade
No ano passado, 17 produções foram apresentadas durante a primeira edição do evento, que conquistou um público tímido de 630 expectadores. Em 2013, a previsão é que o número chegue a 900, durante os sete dias do festival. O organizador do Festival Varilux de Cinema Francês em Blumenau, Jamil Antonio Dias, destaca que a visão inicial do público em relação ao cinema francês mudou:
– Pelo que vemos nas redes sociais, o público está cada vez mais interessado nas produções francesas. Eles compreenderam o estilo e estão cada vez mais interessados. O filme Intocáveis, que fez parte do festival no ano passado, por exemplo, seguiu em cartaz após o festival e foi o terceiro filme mais visto no Brasil em 2012 – enfatiza.
Entre os fatores que colaboram para o sucesso do festival também está o planejamento. Este ano, a organização do festival teve mais tempo para distribuir o material de divulgação, o que deve contribuir para o aumento do público, além, claro, do boca a boca de quem viu os filmes no ano passado.
Continua depois da publicidade