A segunda edição do Festival Brotar vai levar para os jardins do Museu de Arte de Joinville (MAJ) ainda mais atividades gratuitas do que o evento de estreia, no ano passado. Quem passar pelo local no domingo, 16 de junho, no horário entre as 10h e as 19 horas, vai poder escolher entre quase 70 opções de lazer, sendo mais de 35 delas totalmente gratuitas.
Continua depois da publicidade
O evento, organizado de forma colaborativa, reúne rodas de conversas, oficinas práticas, feira de produtos sustentáveis, terapias para promoção de saúde e bem-estar, atrações musicais, intervenções artísticas e feira gastronômica. Como acontece desde a primeira edição, a organização montou uma programação que apresente ao público novas tendências de consumo consciente, sustentabilidade e opções para uma vida com mais equilíbrio e relações mais saudáveis.
— Queremos oferecer experiências, conhecimentos e possibilidades de consumo que fiquem na memória das pessoas que forem ao Festival. Nossa ideia é que todos percebam que há muita coisa boa no mundo, na nossa cidade, e que podemos ter acesso ao que é bom, seja um produto, um serviço ou um conhecimento compartilhado em uma roda de conversa — explica um dos organizadores, o consultor em sustentabilidade Arthur Rancatti.
Uma das novidades deste ano é a parceria com o projeto Sábado Zen, que oferecerá gratuitamente ao público presente no Festival vários serviços de terapias alternativas e complementares de saúde, como reiki, shiatsu (massagem), florais de Bach, auriculoterapia, quick massage, dança circular, além de aulas de yoga para adultos e crianças.
— Estamos muito animados com essa parceria, pois teremos uma área especial, onde vamos concentrar todos os serviços de saúde e bem-estar. Serão vários terapeutas se revezando durante todo o dia para atender o púbico que for ao Festival. A ideia é que saia todo mundo leve e cheio de energia boa dali — comenta uma das organizadoras, a designer e culinarista vegana Sabrina Gaertner Albuquerque.
Continua depois da publicidade
Outra novidade é a Feira Gastronômica, que apresentará opções de alimentos produzidos de forma justa e sustentável. A ideia é surpreender o público com opções veganas, orgânicas e com muito sabor.
— Mesmo as opções mais junk foods serão mais saudáveis do que as convencionais. Não dava para fazermos um evento todo sustentável e ético e não trazermos estes conceitos para a praça de alimentação. Queremos apresentar para as pessoas uma nova forma de se alimentarem, mais saudável e consciente, com sabores incríveis — explica a nutricionista Sheila Wehling, também organizadora do evento.
Conheça algumas das opções de lazer no 2º Festival Brotar
Rodas de Conversa: Propósito após o nascimento dos filhos, plantas alimentícias não convencionais (Panc´s), aromaterapia e cosméticos naturais, parto natural, compostagem e masculino consciente são alguns dos temas das rodas de conversa que ocorrerão em diferentes horários. A ativista ambiental Nicole Berndt, de Florianópolis, vem com a família para contar a experiência do projeto Casa Sem Lixo. Nicole conta suas experiências para mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.
Fraldada: Dentro do Festival Brotar 2019 também será realizada a primeira edição do Fraldada em Joinville. No evento que é realizado pela primeira vez em várias cidades do país, mães e pais da cidade vão compartilhar experiências e informações sobre o uso de fraldas ecológicas de pano. Quem passar pelo local, vai poder conferir como usar, entender os benefícios em relação às versões descartáveis e saber onde adquiri-las.
Continua depois da publicidade
Atividades para Crianças: Espaço para brincadeiras lúdicas, com brinquedos naturais e atividades interativas e sensoriais farão parte da área reservada para as crianças. Yoga e uma sessão de cinema também estão sendo organizadas especialmente para elas.
Feira de Produtos Sustentáveis: O público que prestigiar o Festival Brotar poderá, ainda, conhecer produtos ecológicos, sustentáveis e inovadores, feitos para o uso no dia a dia por empreendedores locais. Embalagens que substituem o plástico, canudos reutilizáveis, roupas, granolas artesanais, decoração e acessórios feitos com tecidos reaproveitados são alguns exemplos de produtos que serão levados para a feira.
Atrações musicais: Já as atrações musicais não poderiam faltar nesta edição. O cantor Jesus Luhcas, que batizou o Festival e vem a Joinville especialmente para o evento, é uma das atrações. Também haverá show do cantor Cassiano Bazana e das bandas Satelit Groove, Orquestra Patafísica e Ilumina Mantras. O evento será encerrado com show do grupo de maracatu Baque Mulher.
Visitação aberta no Museu de Arte: Durante todo evento, o Museu estará aberto para visitação do público com a exposição "Uma Janela Possível: setenta e seis a oitenta seis".
Continua depois da publicidade
Serviço:
O quê: Festival Brotar 2019
Quando: 16 de Junho, das 10h às 19h.
Onde: Jardins do Museu de Arte de Joinville (na esquina da rua Quinze de Novembro com a rua Jaraguá)
Gratuito