O 1º Festival Audiovisual Latino-America de Documentários (FALA) vai reunir obras internacionais e nacionais em São Francisco do Sul. Ao todo, 26 filmes de sete países estarão em cartaz, além de cinco produções convidadas, totalizando 31 obras que serão exibidas entre os dias 25 e 28 de maio. A programação completa pode ser acessada no site do evento.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O “FALA São Chico” apresenta documentários que retratam cultura indígena, LGBTQIA+, negritude, representação e retratos. Os filmes exibidos participam de duas Mostras Competitivas: Infantojuvenil e Curtas, sendo que a última possui a subdivisão de Curtas Catarinenses e Curtas Latino-americanos.
As obras foram feitas em: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela e Emirados Árabes Unidos. Oito estados brasileiros marcam presença no Festival. Santa Catarina lidera com a participação de seis filmes, sendo um deles produzido na cidade sede do FALA São Chico: Nascentes do Saí, dirigido por Teno Broll.
Os 26 documentários concorrem aos prêmios de melhor filme eleito pelo Júri Popular que recebem o troféu Panvision, e melhor filme pelo Júri Oficial nas categorias Curta-metragem e Infantojuvenil com prêmio que ultrapassam 25 mil reais em produtos e serviços das empresas DOT, Link Digital, Mistika, Navega e Naymovie parceiras da Panvision.
Continua depois da publicidade
O Festival de Cinema ainda contará com uma Sessão Especial Meio Ambiente, com acessibilidade (audiodescrição, LSE e janela de Libras), exibindo quatro curtas convidados, além da exibição de um longa-metragem especial que será divulgado em breve.
Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Após descobrir tumor, mulher faz toucas para ajudar pacientes com câncer em Joinville
Proposta em Joinville quer reduzir prazo para conserto de buracos e “proibir” desnível
Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Caxias do Sul e Curitiba criam a Tech Road