Os apreciadores das músicas folclóricas e populares brasileiras têm um evento imperdível nesta quinta-feira à noite: o Festival Joinvilense de Corais – organizado pela Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, por meio do coordenador Marco Aurélio Schmidt e do maestro Rafael Daniel Huch.

Continua depois da publicidade

No total, 190 crianças fazem parte do espetáculo. A ideia é que o encontro funcione como uma mostra dos trabalhos de coros infanto-juvenis realizados em escolas de Joinville.

Nesta primeira edição, sete grupos de 11 instituições irão participar do evento: Sintonia, das Escolas Municipais Eugênio Klug e Alfredo G. H. Hardt, sob a regência de Miriam de O. L. Rheinheiner; Cantando Eu Aprendo, das Escolas Municipais Ananburgo e Professora Zulma do Rosário Miranda, sob a regência de Joana Faust de Oliveira; Coro Infanto Juvenil Certos Amigos, das Escolas Municipais Paulo Harris, Elizabeth Von Preilfuss e Dr. Rubem Roberto Schmidlin, com Eva Cecília Böing como regente; Coro Amigos da Música, sob a regência de Cláudia de Oliveira Costa, da Escola Municipal Presidente Castello Branco; Coral Infanto Juvenil Villa-Lobosda Escola de Música Villa-Lobos, com Marilene Ott Sprogis na regência; Benta Costa, da Escola de Ensino Fundamental Gestrudes Benta Costa, sob a regência de Eliane Gonçalves Lopes Tomelin; e Coral Infanto Juvenil do Colégio Adventista de Joinville, regido por Ieda Martinez Nilbratz.

O número ainda é pequeno, de acordo com o organizador do festival. Marco afirma que existem poucas escolas envolvidas em atividades de música e coral. O que também reflete na principal barreira encontrada pelos grupos, segundo ele: a estrutura inadequada para os ensaios.

Apesar das dificuldades, Marco garante que o público pode esperar por uma noite envolvente e emocionante, marcada pelas vozes de crianças entusiasmadas pela música. Suas expectativas são de que o evento sirva de estímulo para continuidade das atividades musicais já desenvolvidas pelas escolas, valorize o canto e promova reconhecimento dos regentes e alunos na cidade.

Continua depois da publicidade

O QUÊ: Festival Joinvilense de Corais.

QUANDO: 03/10, quinta-feira, às 19h30.

ONDE: Teatro Juarez Machado (avenida José A. Vieira, 315, Centro).

QUANTO: entrada gratuita.