Mais de 250 pequenos judocas vão participar nesse sábado do Festival Jaraguaense de Judô. Para essas crianças e adolescentes de quatro a 16 anos, a prática da modalidade que alia o físico, mente e espírito, é mais que um esporte é um aprendizado para a vida.

Continua depois da publicidade

O evento é aberto a público, sobretudo, para pais que queiram conhecer melhor a arte marcial. O festival ocorre neste sábado, das 9 às 18 horas, no ginásio de esportes do Colégio Bom Jesus.

O professor e coordenador do projeto social “Judô: um aprendizado para a vida”, Cláudio Marcelo de Almeida, explica que o objetivo do festival é promover um ambiente de interação e aprendizagem entre os judocas.

– O festival não se limita a prática de esporte – esclarece.

Continua depois da publicidade

As lutas serão divididas em idade e peso e de quatro a nove anos o evento seguirá a linha dos festivais, ou seja, não terá colocações e todos ganharão medalhas de campeão. Já acima de nove anos haverá pódio de primeiro a terceiro lugar.

– Acima de nove anos eles já entendem o que é uma competição – pondera.

O projeto social, que ocorre na Arena Jaraguá e na academia da Associação Seidô-Kan de Judô, recebe inscrições durante todo o ano. O critério para participar é ter idade de quatro a 16 anos e estar matriculado em escola pública.

– O nosso projeto segue a linha do judô como instrumento de educação, para a formação de indivíduos – revela.

Continua depois da publicidade

A proposta já formou mais de 400 atletas e hoje conta com a participação de 80 crianças carentes da cidade. Segundo Almeida, entre os benefícios da prática, está a disciplina, o trabalho com o limite das crianças e a cooperação com o próximo.

A competição reunirá também atletas das cidades de Joinville, Guaramirim, São Bento do Sul, Blumenau e Penha. O evento é uma promoção da Associação Seidô-Kan de Judô, com o apoio do Colégio Bom Jesus, Fundação Municipal de Esportes (FME), Casa China e Choco Leite.