Na tradução do espanhol para o português, “nueva mirada” significa novo olhar. E é justamente com esse propósito que chega nesta segunda-feira a Blumenau a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a Infância e Juventude: proporcionar uma nova perspectiva do cinema a crianças e adolescentes. Até 16 de janeiro, os filmes que estão fora do circuito comercial da TV e das telonas vão fazer a cabeça dos pequeninos.

Continua depois da publicidade

Numa parceria que envolve todas as unidades do Sesc espalhadas pelo Brasil e a Associação Nueva Mirada, da Argentina, o festival vai exibir gratuitamente durante 10 dias, sempre de segunda a sexta-feira, longas e curtas-metragens de vários países diferentes – entre eles Alemanha, Sri Lanka e Dinamarca.

>>> No blog +Lazer, confira os trailers dos longas presentes no festival <<<

Técnica de Atividade e Cultura do Sesc Blumenau, Desireé Silveira explica que um dos grandes objetivos do projeto é oferecer à comunidade – especialmente às crianças – uma opção de lazer no período de férias.

Continua depois da publicidade

– Além disso, tínhamos essa vontade de proporcionar uma atividade gratuita a todos os tipos de público. A mostra é voltada a crianças e adolescentes, mas adultos também podem participar – diz ela, destacando que os pais devem atentar à classificação indicativa dos filmes, já que aqueles para maiores de 11 anos são legendados.

Quem quiser participar não precisa se inscrever, mas é bom chegar com antecedência às sessões – são cerca de 50 vagas por filme. Grupos podem agendar visitas com o Sesc pelo telefone 3322-5261 até as 12h desta segunda. As exibições ocorrem em dois locais: no CEI Sesc Blumenau (Avenida Brasil, 514, Ponta Aguda) e no Auditório do Sesc (Rua Doutor Amadeu da Luz, 165, Centro).

Diversidade cultural e cinema artístico

Temas como companheirismo, solidariedade e responsabilidade permeiam histórias de personagens de hábitos e culturas diversas, da América à Europa.

Continua depois da publicidade

Para Desireé, estimular uma linguagem diferente daquela presente nas salas de cinema tradicionais é o tipo de oportunidade que os pais devem oferecer aos filhos ainda na infância.

– Queremos propor para a família trabalhar com a criança um cinema mais artístico – conta.

Programe-se!

– CEI Sesc Blumenau (Avenida Brasil, 514, Ponta Aguda)

Segunda-feira, 17h30min – Curtas-metragens

Terça-feira, 17h30min – Kérity, a Mansão dos Contos (França)

Quarta-feira, 17h30min – Curtas-metragens

Quinta-feira, 17h30min – Curtas-metragens

Sexta-feira, 17h30min – Gnomos e Trolls – A Câmara Secreta (Suécia)

Continua depois da publicidade

– Auditório do Sesc Blumenau (Rua Doutor Amadeu da Luz, 165, Centro)

Dia 13, 15h – Curtas-metragens

Dia 14, 15h – Max Envergonhado (Dinamarca)

Dia 15, 15h – Toni, O Garimpeiro + Os Crocodilos (Alemanha)

Dia 16, 15h – O Rei Siri (Sri Lanka)