Durante 19 dias, o Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc exibirá 80 documentários e animações sobre temas socioambientais em Florianópolis, Ibirama e Laguna. O festival começa nesta segunda-feira e segue até 13 de novembro com média de 20 sessões diárias. Em cartaz, obras de destaque como O Sal da Terra, o Menino e o Mundo e Como Mudar o Mundo entre outros documentários internacionais.

Continua depois da publicidade

Confira 15 destaques do festival Planeta DOC.

– Queremos consolidar essa mostra que apresenta um panorama sobre o que ocorre no nosso planeta. As questões de sustentabilidade estão ligadas entre si e é importante ampliar o olhar para entender melhor. Esses documentários têm informações inéditas que trazem experiências que ajudam a tornar esse conhecimento sobre o mundo em algo mais sensível – avalia Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do festival

A programação oficial do evento será divulgada nesta segunda-feira, mas os lugares de exibição estão confirmados. Em Florianópolis serão cinco lugares diferentes: nos auditórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Centro Integrado de Cultura (CIC), Sapiens Parque e na Assembleia Legislativa. Em Ibirama, no auditório da Udesc e no Centro de Cultura de Ibirama. Em Laguna, no no Cine Mussi (Sesc).

Continua depois da publicidade

– Nossa ideia é democratizar o acesso aos documentários. O festival tem entrada gratuita com distribuição de senhas minutos antes das sessões. Também devemos ter mostras ao ar livre em alguns lugares de Florianópolis – explica Mônica.

Desculpe pelo Transtorno: A História do Bar do Chico, é a obra com perfil catarinense do festival. Dirigido pelo inglês Todd Southgate, o documentário ganhou diversos prêmios internacionais e conta a história de um tradicional bar no bairro do Campeche, em Florianópolis, que também abrigou a luta contra o desenvolvimento imobiliário na região.

Extras

Junto com os documentários, o Planeta.Doc. também terá em paralelo exposições fotográficas, peças teatrais e duas mostras cinematográficas. A Mostra de Filmes da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français coloca oito filmes em cartaz, enquanto o Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), o mais antigo festival socioambiental do Brasil, exibe os vencedores da última edição como o documentário ‘Transgenic Wars’.

Continua depois da publicidade

Durante todo o festival também estarão abertas a inscrições para a premiação internacional Planeta Doc. que já conta com 700 filmes inscritos de 66 países diferentes. As inscrições vão até dia 1º de dezembro e após a avaliação de um júri formado por cineastas e cientistas, 10 filmes serão anunciados como vencedores em março de 2016.

Veja 15 documentários que você não pode perder