A 13ª edição do Floripa Tap – Festival Internacional de Sapateado traz mais uma vez para a capital de Santa Catarina importantes sapateadores e sapateadoras do cenário mundial e nacional. A programação do evento conta com diversas aulas e atrações abertas ao público. Entre os destaques do festival, considerado um dos mais importantes da América do Sul, estão as sapateadoras estadunidenses Maud Arnold, Star Dixon e Josette Wiggan e o sapateador suíço Daniel Borak, além dos brasileiros Ana Gori, Bia Mattar, Rubens Oliveira, Rebeca Pereira, Bruno Maria e Yasmin Bogo. Os professores de dança Diego Tavares, Hugo Oliveira e Vivian Shimizu também participam desta edição do evento. Na noite de gala, 1º de junho, sócio do Clube NSC tem 20% de desconto sobre o valor do ingresso. (saiba mais)
Continua depois da publicidade
Clube NSC no WhatsApp: ingressos e novidades em primeira mão
A idealizadora do Floripa Tap, Marina Coura – uma referência no sapateado brasileiro e diretora da escola Garagem da Dança -, além de organizar todo o evento, também ministrará aulas. “Estamos construindo mais uma edição repleta de dança e música, com uma programação que irá oportunizar vivências artísticas, debates e reflexões, além de movimentar o cenário artístico da cidade, oferecendo apresentações culturais para a população”, destaca.
A professora e coreógrafa nasceu no estado de São Paulo, morou em Nova York e se estabeleceu em Florianópolis há 15 anos. “Cheguei aqui em 2009 com o sonho de tornar o sapateado mais democrático às pessoas, agregando ano a ano e chegando na 13ª edição do festival”, relembra a artista, que também é diretora da Cia Trupe Toe, grupo de sapateado que desenvolve projetos e espetáculos pelo Brasil.
Continua depois da publicidade
O Floripa Tap 2024 contará com a participação de renomados musicistas locais, como Dandara Manoela, Claudia Rivera, Trovão Rocha, Rafael Nogueira e Leandro Fortes. A programação do festival será extensa, incluindo apresentações gratuitas abertas ao público em um palco na Beira-mar Norte e no Teatro Ademir Rosa, no CIC – onde também será realizada a famosa Noite de Gala.
Para quem dança ou quer vivenciar uma experiência de dança, o festival disponibiliza uma intensa programação técnica com aulas, cursos e oficinas, que serão realizadas na escola Garagem da Dança e no Centro Cultural Veras. “Além de combos de aulas com diferentes artistas, teremos residências e repertórios, em que os/as participantes construirão juntos um espetáculo ou uma coreografia e apresentarão o resultado no último dia do evento no teatro do CIC”, explica Marina.
Com o objetivo de oferecer uma formação mais completa, o festival ainda terá oficinas de Iluminação Cênica, de Teoria Musical aplicada ao Tap e bate-papos sobre a História do tap e a Racialidade na dança.
Algumas oficinas do evento serão gratuitas e abertas ao público. Uma, focada em pessoas com mais de 60 anos, oferecida pela professora Bia Mattar, e outras duas destinadas às pessoas surdas e ouvintes, ministrada por Marina Coura. “Essas atividades podem ser feitas por quem nunca dançou e têm como propósito democratizar o acesso à dança a diversos grupos e demonstrar que o sapateado é para todas as pessoas”, diz Marina. Serão disponibilizados sapatos de sapateado para as aulas para quem não tiver.
Continua depois da publicidade
O festival terá ainda uma aula aberta de afrofunk e house dance, na Praia da Joaquina e oficinas de Vivência Mandengue e de Gumboot Dance, estilo de dança em que os dançarinos e as dançarinas utilizam botas de borracha para produzir sons.
Atrações abertas ao público
Durante todos os dias do evento, atrações ao final do dia irão movimentar a cidade.
No dia 29 de maio, a programação começa com uma Jam Session na Bugio Trindade, em que será possível acompanhar a improvisação de tap dancers com música ao vivo. No dia 30, quinta-feira, uma Mostra de Dança com diversos grupos nacionais será realizada num palco na Beira-mar Norte às 20h.
Na sexta-feira, dia 31, o grupo Based In BXD, formado por sapateadoras da Baixada Fluminense, apresentará o espetáculo “O Som lá de Casa” também no palco da Beira-mar Norte às 19h30. Na sequência, a renomada cantora Dandara Manoela fará o show “Minha prece ecoa”. Todas estas programações são gratuitas.
A famosa Noite de Gala do festival será realizada no sábado, 1º de junho, no Teatro Ademir Rosa, no CIC. A noite especial reúne no palco artistas internacionais e nacionais, além de musicistas que tocam a trilha sonora ao vivo. Esta apresentação de quase duas horas é a única atração no festival. Sócio do Clube NSC tem 20% de desconto sobre o valor do ingresso. (saiba mais)
Continua depois da publicidade
O festival encerra no domingo com dois grandes espetáculos: “Se não agora, quando?” da Cia Trupe Toe e “YEBO MUSICAL”, do Gumboot Dance Brasil. Antes serão apresentadas as coreografias e os espetáculos desenvolvidos nas aulas durante os dias do evento. Esta programação será no Teatro Ademir Rosa, no CIC, e a entrada é franca.
Serviço:
Noite de Gala Floripa Tap – Festival Internacional de Sapateado
Dia: 1º de junho (sábado), às 20h30.
Local: Teatro Ademir Rosa (CIC), Florianópolis
Clube NSC: 20% de desconto sobre o valor do ingresso, site Blueticket
Programação completa e inscrições para as oficinas: https://floripatap.com.br/
Acompanhem as novidades em: https://www.instagram.com/floripatap
SOBRE O CLUBE NSC
O Clube NSC é a plataforma de vantagens mais completa de Santa Catarina, já que conta com um time de mais de 500 parceiros, que oferecem aos sócios benefícios e descontos que variam em até 50%, em diferentes segmentos. Se você ainda não é sócio do clube e quer aproveitar as vantagens, assine o NSC Total, a maior plataforma de conteúdo de Santa Catarina.
Baixe o aplicativo Clube NSC disponível nos sistemas iOS e Android.