Foi no município de Tangará, no Meio Oeste catarinense, que Geraldo Passos deu vida, em 1970, ao palhaço Biriba, personagem querido no interior do Estado e que fez nome e tradição com a companhia Teatro Biriba. Até hoje, 45 anos depois, a lona do circo-teatro fundado por ele segue itinerando e levando o encanto da palhaçaria por cidades pequenas – graças ao esforço e amor à arte que os filhos e netos herdaram. Eles recebem merecida homenagem na edição 2015 do Ri Catarina – Festival Internacional de Palhaços que começa amanhã no Circo da Dona Bilica, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O mistério de O Preço da Ilusão, primeiro filme de ficção catarinense
– Eles são uma família de circo-teatro que mantém essa tradição há gerações – diz Vanderleia Will, atriz e idealizadora do evento junto com Pepe Nuñez.
A trupe formada por 22 pessoas, entre elas quatro dos cinco netos de Biriba, viaja sempre junta montando e desmontando a estrutura para até 500 espectadores. Os espetáculos baseiam- se no palhaço como figura principal, sem as alegorias de um grande circo.
Continua depois da publicidade
Leia as principais notícias do dia em Santa Catarina
– Nosso negócio é andar. Ficamos felizes com o convite para o festival. A gente viaja muito pelo interior, mas para Florianópolis quase nunca vamos – celebra Adriano Passos, que dá vida a Biribinha, palhaço inspirado no original Biriba.
A homenagem será nos dias 20, 21 e 22 de novembro, com apresentação de três espetáculos e exibição de um documentário sobre a companhia dirigido por Renato Turnes.

Adriano Passos, o Biribinha, dá continuidade ao trabalho iniciado pelo avô em 1970
ATRAÇÕES INTERNACIONAIS
A quinta edição do festival traz, como já é costume, espetáculos internacionais para a Capital. Palhaços da Áustria, Itália e Grécia estarão em cartaz junto com companhias consagradas no Brasil. A programação segue até o dia 22 de novembro com 16 espetáculos e três oficinas voltadas para artistas. As apresentações concentram-se nos fins de semana. Entre os destaques está o espetáculo www.freedoom.com, da Cia Barracão Teatro, de São Paulo, no dia 8 de novembro.
Continua depois da publicidade
Das atrações visitantes, destaque para Trick Nic, do artista cômico italiano Andrea Farnetani, no domingo (1 de novembro). O espetáculo combina malabarismo, mímica, equilíbrio e magia. Hábil na arte do improviso, Farnetani é conhecido por jogar com o público.
Outro destaque é Anna Delirium, no dia 7 de novembro. Personagem criada pela austríaca Tanja Simma, a palhaça Anna está sempre em busca da felicidade em performances com suspense, aventura, romance, ação e tragédia.
Agende-se
O quê: 5o Festival Ri Catarina
Quando: de amanhã a 22 de novembro
Onde: Circo da Dona Bilica (Rua Pedro Manoel Vieira, 601, Morro das Pedras, Florianópolis)
Quanto: R$ 15 e R$ 7,50 (meia), à venda na bilheteria do Circo e no site circodonabilica.com.br
Informações:(48) 3028-3351 /