Um dos maiores festivais de cinema de ficção científica desembarca em Florianópolis nesta semana, entre os dias 24 e 30 de julho. O evento contará com competições internacionais, premiações latino-americanas e longas-metragens convidados, além da exibição de mais de 75 filmes inéditos nas telas da capital catarinense. As exibições ocorrem no Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com cinco mostras temáticas, as primeiras sessões do festival serão exibidas nesta segunda-feira (24), a partir das 16h30. Dos 68 filmes selecionados para o Festival, 37 são produções audiovisuais brasileiras, que concorrem na “Mostra Internacional Competitiva de Curtas-Metragens” junto com curtas de 28 países e demonstram a diversidade de linguagem, gênero e região do país.

O grande homenageado desta edição será o cineasta baiano Roberto Pires, que produziu o primeiro longa do renomado diretor Glauber Rocha e foi inventor da primeira lente cinemascope brasileira, a Igluscope. As homenagens a Pires vão contar com diversas surpresas na programação, entre debates com realizadores locais, estreias internacionais, exibição do documentário “Bahia Sci-Fi”, de Petrus Pires, e tudo relacionado à ficção científica e ao universo de cinema fantástico.

Entre as estreias, o Festival contará com duas produções nacionais: “Espaço Limiar” (2023), de Gabriel Papaléo (RJ) e o premiado “Mata Seco em Chamas” (2022), de Adirley Queirós e Joana Pimenta (DF).

Continua depois da publicidade

Festival Culturaberta em Floripa terá 9 horas de música, arte e dança; veja programação

Obras clássicas restauradas do cinema internacional e não muito conhecidas do público vão dar o tom de diversidade de técnicas do cinema de invenção. Da República Tcheca, será exibido “Um Cometa Muito Louco” (“Na Kometa”, 1970), filme de Karel Zeman baseado na obra de Júlio Verne. Da Polônia, destaque para o clássico “Globo de Prata” (1988), de Andrzej Żuławski, filme que demorou quase 10 anos para ser concluído devido ao regime de censura da época.

Os destaques de estreia desta edição vão para os longas metragens “O Quarto Nascer do Sol” (“Al Patrulea Răsărat”, 2022), da Romênia, e “Caixa Preta” (“Black Box”, 2023), do Reino Unido.

Confira as atrações do Floripa Eco Festival que será realizado no Campeche

A programação completa do evento pode ser conferida no portal da Fundação Catarinense de Cultura ou no próprio site do Festival. As projeções ocorrerão na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no CIC, com classificação indicativa de cada bloco informada no site e na portaria.

Curta carioca “21”, de Paulo Gabriel, está na programação do Festival (Foto: Divulgação)

Leia também

O Sul São Meus Pais é a nova exposição na Fundação Cultural BADESC

Continua depois da publicidade

Nova atração turística em Balneário Camboriú vai simular estação espacial da Nasa