Aos interessados por filmes internacionais, Joinville promove o “Festival del Cinema Italiano”. De 5 de novembro até 3 de dezembro, são mais de 15 obras exibidas na sede do Circolo Italiano di Joinville, localizada na rua Professora Senhorinha Soares, no bairro Anita Garibaldi.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os gêneros de comédia, drama e romance atraem os olhares pelos fãs da arte italiana. Mais informações sobre os filmes podem ser acessadas no site do evento.

A iniciativa do Circolo Italiano é feita em parceria com a Dante Alighieri. Os institutos oferecem um ponto de encontro da comunidade italiana local e é referência na manutenção e promoção da italianidade através de manifestações culturais.

Veja a programação do festival:

16 de novembro – 15h30

Toilet (Toalete) 

Continua depois da publicidade

Flavio Brittany (Gabriele Pignonta) está prestes a participar da reunião de negócios mais importante da sua vida. Ao volante do seu carro, rumo ao esperado encontro, entre telefonemas de clientes, mensagens de voz da secretária e ligações da ex-mulher, não percebe que erra o caminho e para em uma pequena área de serviço. Ainda ao telefone e freneticamente distraído, decide ir ao banheiro, mas ao tentar sair a porta está trancada. Grita por socorro, mas ninguém responde. Flavio está sozinho, preso no banheiro de um lugar remoto e desconhecido. Do lado de fora, a vida segue sem ele: a oportunidade de trabalho que tanto sonhava e o aniversário da filha, de quem tenta se reaproximar. O tempo passa, mas a situação não parece melhorar. Será que ele vai conseguir não perder tudo?

16 de novembro – 19h00

Gruppo Di Famiglia in un Interno (Violência e Paixão)

Este premiado filme de Visconti tem como personagem central um professor aposentado de origem americana (Burt Lancaster) que vive solitário em um palacete de luxo em Roma. Ao ser surpreendido pela chegada de um grupo de vizinhos vulgares e barulhentos, em pouco tempo, a sua pacífica rotina se transforma em caos e a vida de todos toma um rumo inesperado.

19 de novembro – 15h30

Hill of Vision l’incredibile Storia Di Mario Capecchi (A Incrível Historia Di Mario Capecchi)

Itália, Segunda Guerra Mundial. Após a prisão de sua mãe pelos fascistas, Mario passa a infância nas ruas. Em 1947, ele e a mãe se reencontram milagrosamente e começam uma nova vida na América. O filme é baseado na vida de Mario Capecchi, Prêmio Nobel de Medicina de 2007.

Continua depois da publicidade

19 de novembro – 19h00

Il Conformista (O Conformista)

Às portas da Segunda Guerra Mundial, Marcello Clerici (Jean Louis Trintignant), espião da polícia política fascista, vai a Paris em lua de mel, mas tudo não passa de um disfarce para eliminar o seu ex-professor, dissidente político antifascista. O filme é baseado no grande romance de Alberto Moravia.

23 de novembro – 15h30

Pane, Amore e Fantasia (Pão, Amor e Fantasia) 

De volta à cidade natal para assumir o cargo de comandante da guarda municipal, o mulherengo marechal aposentado Antonio Carotenuto (Vittorio De Sica) jurou não se meter mais em aventuras amorosas, mas sua primeira missão é despejar Sofia (Sophia Loren), a linda feirante que mora no seu antigo apartamento e que tenta agradá-lo com presentes para fazê-lo mudar de ideia. Enquanto espera o apartamento desocupar, Antonio se hospeda na casa da bela Violante Ruotolo (Lea Padovani), o que pode atrapalhar os planos de Sofia. Mas a sorte parece estar do lado dela, pois aos poucos Antonio se sente atraído pela inquilina, que passa a se interessar por Pascazio Nicola (Antonio Cifariello). Alegando ser “um parente distante”, Sofia quer que Antonio arrume um emprego para Pascazio na guarda municipal.

23 de novembro – 19h

Calcinculo (Carrosel) 

Talvez seja verdade que a gente também cresça a pontapés. E talvez também seja verdade que quando o carrossel gira mais rápido sentimos que estamos voando e não queremos mais descer. É o que acontece com Benedetta (Gaia Di Pietro) quando conhece Amanda (Andrea Carpenzano) e decide segui-la em seu mundo perdido. O filme foi lançado no Festival de Berlim de 2022.

26 de novembro – 15h30

Siccità (Seca)

Não chove em Roma há três anos e a falta de água distorce regras e hábitos. Na cidade que morre de sede e afunda em proibições, as vidas de um grupo de jovens e idosos, marginalizados e bem-sucedidos, vítimas e aproveitadores em busca da própria redenção estão ligadas a um único desenho trágico e irônico. O filme foi apresentado na seleção oficial do Festival de Veneza de 2022 e recebeu os Prêmios Francesco Pasinetti 2022 e Soundtrack Stars Award de melhor trilha sonora.

Continua depois da publicidade

26 de novembro – 19h00

La Ragazza Con La Valigia (A garota com a Valise)

Abandonada pelo amante Marcello (Corrado Pani), a jovem Aida (Claudia Cardinale) decide procurá-lo. Quando o encontra, Marcello pede para o irmão adolescente Lorenzo (Jacques Perrin) se livrar da garota, mas Aida e o rapaz acabam se tornando grandes amigos.

30 de novembro – 15h30

Acqua e anice (Água e Anis) 

Road movie dos salões de bailes, Água e Anis conta a história de Olímpia (Stefania Sandrelli), uma lenda dos bailes que aos setenta anos de idade decide colocar a sua banda de novo na estrada. Mas desta vez não para sair em turnê, mas para embarcar em uma jornada com as pessoas que a amavam e os lugares que a fizeram uma estrela. Na sua van, a recém-contratada motorista Maria (Silvia D’Amico), uma jovem tímida e desajeitada. O filme estreou no último Festival de Veneza na sessão Giornate degli Autori.

30 de novembro – 19h

La Bella Mugnaia (A Bela Moleira) 

Numa Nápoles sob o jugo espanhol do final do século 17, os cidadãos são obrigados a pagar imposto até sobre a chuva, mesmo que não chova. A exceção é o moleiro Luca (Marcello Mastroianni), casado com Carmela (Sophia Loren), a mulher mais bonita e desejada da região, que desfruta dos favores especiais do poderoso governador Teofilo (Vittorio De Sica), que não vê a hora de leva-la para a sua cama. 

3 de dezembro – 15h30

I Fratelli de Filippo (Os Irmãos de Filippo)

Com a magistral atuação de Giancarlo Giannini no papel de Eduardo Scarpetta, Sergio Rubini leva ao cinema um retrato da família de artistas De Filippo. Nápoles, início de 1900. Eduardo (Mario Autore), Peppino (Domenico Pinelli) e Titina (Anna Ferraioli Ravel) vivem com a mãe Luisa De Filippo (Susy Del Giudice). O pai biológico é Eduardo Scarpetta, o mais famoso comediante da época, que negligencia completamente os filhos, mas lhes transmite o amor pelo teatro e os faz atuar desde cedo. Ao morrer, em 1925, a herança é compartilhada pela família legítima. A saga dos De Filippo é uma história real e retrata uma ferida familiar que se transforma em arte. O filme venceu o David di Donatello de melhor composição em 2022.

Continua depois da publicidade

3 de dezembro – 19h00

L’innocente (O Inocente)

Tullio (Giancarlo Giannini), um aristocrata da alta sociedade italiana do século XIX, vive uma grande reviravolta em sua vida: após trair a esposa Giuliana (Laura Antonelli) e fazer questão de que ela saiba, ele prova do mesmo veneno ao vê-la se apaixonar por um escritor.

Sob supervisão de Lucas Paraizo