Durante o mês de março, fãs de cinema terão uma programação recheada em Joinville. Do dia 7 ao 11, o 3º Festival Internacional de Cinema de Joinville vai exibir, de forma gratuita, 90 filmes de 19 países em alguns pontos da cidade: Galeria 33, Museu de Arte de Joinville (MAJ), CEU do Aventureiro, Escola Bolshoi e GNC Cinemas do Shopping Mueller.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Originalmente chamado de Joinville International Short Film Festival (JISFF), a atração cultural reúne filmes internacionais e nacionais infantis, infanto-juvenis e experimentais. A programação do festival está disponível no site da organização.
Segunda o criador do evento, Alceu Bett, o objetivo é acessibilizar o cinema através de sessões públicas.
— O JISFF é um importante veículo para a democratização e popularização do cinema, fomentando a formação de plateia e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da produção cultural em Santa Catarina. Além disso, busca promover o intercâmbio cultural entre os países, a troca de ideias e experiências entre cineastas e profissionais da área, contribuindo para o desenvolvimento do cinema como forma de expressão e arte — analisa.
Continua depois da publicidade
Principais atrações do festival
Entre as novidades para esse ano, está a exibição de dois longas-metragens: Jesus Kid, dirigido por Aly Muritiba e Filho de Boi, de Haroldo Borges, que conta a história de um menino que tem uma relação partida com o pai e que sonha deixar a pequena cidade onde vive.
Durante o festival, serão realizadas 22 sessões, entre elas algumas inclusivas. O evento conta ainda, nos dias 7 e 8, com a oficina, “Roteiro de Cinema e Criação de Personagens para adolescentes”. No último dia (11), também haverá uma MasterClass com a participação do diretor nacional, Beto Brant.
Na mesma data de encerramento, uma entrega de troféus premiará as seguintes categorias: melhor ator, atriz, diretor, roteiro, Curta Internacional, Curta Arthouse e Curta Film Dance. A cerimônia será feita às 19h30, no Teatro Juarez Machado.
Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Futuro da Cidadela de Joinville tem fase “decisiva” em março
Ex-JEC deve assumir Seleção Brasileira, diz presidente da CBF
Falha na fiscalização pode ter causado aumento de borrachudos na região rural de Joinville