Centenas de pessoas conferiram o mundo multicolorido das flores no Parque das Orquídeas, na sede da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao). As flores que cercam o local serviram de cenário para o 1º Festival da Primavera. Quem foi até o parque nos dois dias do evento pode conferir, além de milhares de exemplares das mais variadas espécies de orquídeas, palestras, gastronomia, música ao vivo e até aulas de dança.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
O colecionador João Hellmann trabalha com orquídeas há mais de duas décadas. Ele é dono de orquidários e tem mais de 500 das mais de 35 mil espécies diferentes da planta já encontradas em todo o mundo. Também é um dos diretores da agremiação. Ele ministrou uma das oficinas de cultivo de orquídeas e tirou dúvidas de colecionadores e amantes da flor. As oficinas de cultivo foram as atividades mais procuradas do Festival.
Segundo ele, as pessoas cometem erros básicos no cultivo, como exagerar na água ou usar terra para fazer o replantio. No primeiro caso, há um senso comum de que a orquídea gosta muito de água. Isso é verdade, segundo Hellmann, mas as pessoas acabam matando as orquídeas de tanta água. O ideal é conhecer o exemplar, a espécie, e saber qual é a periodicidade ideal de rega.
– Tem muita gente que ganha uma orquídea e não consegue cuidar ou ter paciência para esperar que ela volte a dar flores – diz Hellmann.
Continua depois da publicidade
Para esta situação, o ideal é conhecer as características da espécie e buscar informações sobre o replantio e os cuidados que devem ser adotados. Em geral, orquídeas são plantas resistentes e exigentes. O casal Marcela e Jean Albrecht chegou no fim da manhã de domingo na Ajao com o objetivo de passar a maior parte do dia entre as flores. Marcela se apaixonou pelas orquídeas depois de ganhar um vaso no Dia dos Namorados. O casal agora quer fazer uma pequena coleção no quintal de casa.
– Não entendemos tanto quanto o pessoal que cultiva, mas a gente quer sempre a beleza dessa flor lá em casa – diz Marcela.
Dicas de cuidados com a orquídea:
1) Nunca coloque terra
Só 2% das mais de 35 mil espécies diferentes da planta podem ser plantadas na terra. Segundo Hellmann, nunca se deve completar os vasos com qualquer tipo de terra, mesmo que seja adubada.
2) Não afogue a planta
As orquídeas gostam de água, mas a rega depende do substrato. Nunca encharque a orquídea, é mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d?água.
Continua depois da publicidade
3) Não manuseie antes de ter informações
Antes de fazer qualquer manuseio – seja o replantio, a retirada dos brotos ou a poda – procure saber se a planta suporta o que você quer fazer com ela. Segundo Hellmann, é preciso ter informações básicas sobre cada espécie. E uma das principais informações é a procedência (quem cultivou, de onde veio).
4) Não jogue fora
Muita gente acha que depois de florir, a orquídea seca e morre. Orquídeas do gênero Phalaenopsis, por exemplo, florescem de novo a partir das hastes velhas. Por isso, enquanto estiver verde, deixe a planta se desenvolver. Orquídeas não morrem depois de dar flor. Em alguns meses, a orquídea florescerá novamente.
5) Tome cuidado com exemplares de fora
Essa é para quem já tem mais de uma orquídea ou uma pequena coleção. O ideal é, quando adquirir um novo exemplar, não colocá-lo imediatamente junto com as outras plantas. Antes de reuni-las, é preciso ver se não há insetos ou pragas. Segundo Hellmann, uma solução de água com desinfetante de pinho pode ajudar nessa tarefa. Não é aconselhável comprar e aplicar produtos químicos sem conhecer as plantas.