Ainda antes de a escrita existir, de fato, o ser humano já contava histórias. Eram as narrativas breves e fantásticas feitas por nossos antepassados para contar sobre suas percepções da natureza. Dos primeiros livros escritos pelos egípcios, há mais de 4 mil anos, até hoje, o conto se perpetuou como um gênero literário. Amantes do estilo poderão ter um encontro com importantes contistas brasileiros entre hoje e o dia 19, em Florianópolis. É a 6º Festival do Conto, o único dedicado às narrativas breves na América do Sul.

Continua depois da publicidade

Esta edição terá a participação de 16 contistas brasileiros no Teatro Sesc Prainha e presta homenagem ao escritor gaúcho João Gilberto Noll, autor de romances como Bandoleiros, O quieto animal da esquina, Lorde, Harmada e A céu aberto, mas também de livros que mudaram o cenário do conto no Brasil, como O cego e a dançarina, Mínimos múltiplos comuns e A máquina de ser. Cinco vezes vencedor do Prêmio Jabuti, Noll é um dos grandes escritores brasileiros vivos. Outros nomes importantes do conto brasileiro estarão presentes: Veronica Stigger, autora das coletâneas de conto Gran Cabaret Demenzial, Os anões e Delírio de Damasco; e o escritor e tradutor Rubens Figueiredo, autor de As palavras secretas e Contos de Pedro, este um dos principais livros de narrativas breves do início do século 21.

Um painel só com contistas catarinenses terá a participação de Dirce Waltrick do Amarante, Demétrio Panarotto e Salma Ferraz. Para quem quiser praticar, estão previstas oficinas de criação literária.

Programação

Continua depois da publicidade

Quarta

20h – Mínimos, múltiplos e incomuns: mesa-homenagem com João Gilberto Noll (RS)

Quinta

20h – Vértices: linguagens, com Veronica Stigger (SP), no Teatro Sesc Prainha

Sexta

20h – O conto ao redor: distância e aproximação, com Rubens Figueiredo (RJ) e Allan da Rosa (SP)

Sábado

13h às 18h – Laboratório do conto, com Paulo Scott, na Biblioteca do Sesc Prainha. Para a oficina, as inscrições devem ser feitas no Sesc Prainha. R$ 40 (usuários)/ R$20 (comerciários). Vagas limitadas.

18h30min – Jogos de armar, com Dirce Waltrick do Amarante, Demétrio Panarotto e Salma Ferraz

19h30min – Oniscientes contemporâneos: da oficina ao livro, com Ana Luiza Tonietto Lovato, Cristina Moraes Vazquez, Irka Bairros, T.K. Pereira, Matheus Borges, Taiane Maria Bonita, Kathy Krauser e Gabriela Silva

Continua depois da publicidade

Agende-se

O quê: 6º Festival do Conto

Quando: 16 a 19 de novembro

Onde: Teatro e Biblioteca Sesc Prainha (Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis)

Quanto: gratuito

Leia também:

Por Carlos Schroeder: conheça 8 livros importantes dos autores que vão estar no Festival do Conto

Colunas de literatura de Carlos Schroeder

Editora catarinense Insular é finalista do Prêmio Jabuti

Clássicos de Shakespeare ganham novas traduções em português