Reconhecidamente, o Brasil tem algumas das maiores festas populares do planeta. Mas uma com certeza chama mais atenção por sua singularidade. O Festival de Parintins acontece no coração da Amazônia brasileira, e mostra ao Brasil toda a cultura da região e dos povos originários, além de ser o ponto central da rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Quer saber tudo sobre essa festa? Então confira e entenda tudo que tem de tão único nesta festa dos bois bumbás.

O que é o Festival de Parintins?

Considerada por muitos a mais autêntica e singular festa do folclore brasileiro, o Festival Folclórico de Parintins acontece no estado do Amazonas, mais precisamente no município que nomeia o evento. Tradicionalmente, essa é uma celebração que acontece para agradecer à São João. Logo, engloba as festividades juninas.

Continua depois da publicidade

Desse modo, seu ponto mais destacado são as  elaboradas apresentações do Boi Caprichoso, bumbá representado pelo azul, e o Boi Garantido, representado pelo vermelho. A festa se iniciou mesmo no ano de 1965, mas os bois existem desde a década de 20 do século passado. 

Ao passar do tempo, a competitividade das apresentações foi aumentando. Assim, a ilha fluvial de Parintins criou uma rivalidade fortíssima entre os bois. Rivalidade essa que é maior que muitos clássicos do futebol brasileiro. Chegando ao ponto de ninguém falar o nome do adversário, chamando apenas de contrário. 

Até marcas famosas tiveram de se adaptar e fazer um logo alternativo azul, ou vermelho, para patrocinar o Festival de Parintins. 

Continua depois da publicidade

Qual a data e como ocorrem as apresentações?

De antemão, o Festival de Parintins não tem uma data fixa no calendário, mas é sempre no último fim de semana de junho. em 2024, por exemplo, o evento será nos dias 28, 29 e 30 de junho. 

Apesar de sempre trazerem temas relacionados à cultura regional, como tribos e tradições dos nativos,  todos os anos a apresentação faz a encenação de uma lenda. Reza essa história que Mãe Katirina estava grávida e tinha um desejo muito grande por língua de boi. Seu marido, Pai Francisco, mata o melhor boi para tirar a língua.

Porém, o dono da fazenda descobre e ameaça prender Pai Francisco, que é só um funcionário de lá. Então, aparece o pajé, líder religioso da região, consegue ressuscitar o boi bumbá e tudo vira festa.

Continua depois da publicidade

Pode parecer simples, mas essa festa é extremamente grandiosa. Além de acontecer no bumbódromo, uma arena para 25.000 pessoas, a festa conta com alegorias imponentes. Tanto que muitas das tecnologias saíram da amazônia direto para os desfiles de escola de samba ao redor do Brasil.

Quanto custa ir ao Festival de Parintins?

Antes de mais nada, vale ressaltar que é impossível chegar em Parintins por terra. Isto pois a cidade é uma ilha, toda cercada pelo Rio Amazonas. Desse modo, pode-se ir de avião, que ida e volta pode custar até 3 mil reais, ou dá para ir de barco da capital Manaus até o local do festival.

Neste cenário, a viagem é bastante demorada. Já que o trajeto de 369 km pelo rio pode levar entre 18 e 30 horas. Conforme o portal AM 1, os preços variam entre 400 e 1.500 reais ida e volta. Mesmo assim, isso não afasta os turistas. Segundo o governo do Amazonas, mais de 110 mil turistas visitaram Parintins em 2023, e não é para menos, participar desse evento é algo único.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Conheça os bois Caprichoso e Garantido, os bumbás de Parintins

Veja lista de famosos que são da mesma família e você nem imagina

Ranking divulga os 20 piores e mais “bizarros” pratos para provar no mundo

Por que as baratas são tão importantes para nossa sobrevivência?