A apuração do 57º Festival Folclórico de Parintins, nesta segunda-feira (1º), declarou o Boi Caprichoso como o grande vencedor de 2024. O Touro Negro abordou o tema “Cultura – O Triunfo do Povo” e garantiu o tricampeonato, enquanto o Boi Garantido foi o vice-campeão na competição. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conhecido por ser o maior espetáculo a céu aberto do mundo, o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, tem três noites de embate entre os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho).

O embate acontece no Bumbódromo, local que recebeu a apuração nesta segunda-feira. Na primeira noite de evento, a vitória foi do Caprichoso, com 419,8 pontos, contra 419,7 do Garantido. Na segunda noite e terceira noites, os dois bois empataram com 419,8 e 419,7, respectivamente.

As apresentações de cada bumbá têm até 2h30 de duração, e incluem um conjunto de 21 itens, divididos em três blocos. Todos esses itens são avaliados, o que irá resultar na nota. Mais de 100 mil pessoas se reúnem todos os anos para acompanhar o evento.

Continua depois da publicidade

— Hoje é o momento da gente dizer que o Festival pode e deve crescer mais. A coisa pode evoluir. Quero agradecer a Deus acima de tudo, pela proteção, pelo cuidado. Fizemos um lindo espetáculo, agradeço também aos nossos artistas, parceiros, amigos, colaboradores. Vamos comemorar — disse o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo.

A consagração de campeão foi seguida de uma carreata pelas ruas de Parintins, com a participação da torcida do Boi Caprichoso. A noite dessa segunda deve ser de festa, com apresentação dos itens oficiais.

Em três dias de apresentações, a participação da equipe campeã foi marcada pelo foco nas culturas do povo, na tradição e nos saberes milenares.

O Festival de Parintins

A cidade de Parintins, localizada a 369 km de Manaus, é conhecida como “Ilha da Magia”. Lá, a disputa entre os bois é realizada há 57 edições no Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores.

Continua depois da publicidade

O festival marcado pela disputa entre o o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Todos os anos, a ilha que possui pouco mais de 115 mil habitantes recebe em torno do mesmo número de pessoas que a sua população somente de turistas que visitam o festival.

Veja fotos da apresentação do Boi Caprichoso no Festival de Parintins

Leia também

Quem é Tamires Assis, apontada como a nova affair do campeão do BBB 24 e sósia de Isabelle

Conheça os bois Caprichoso e Garantido, os bumbás de Parintins