A retomada do calendário exclusivo do Festival de Música de Itajaí, que chega à 17ª edição em setembro, trouxe novidades e a promessa de um evento condizente com o peso do mais importante encontro de músicos no Estado. A programação oficial, lançada nesta terça-feira pela Fundação Cultural, traz abertura com a cantora Maria Rita, que fará show gratuito no Centreventos no dia 6.

Continua depois da publicidade

O evento, que dura seis dias e traz outros grandes nomes, também inclui, pela primeira vez, novidades como a dança e a interação entre música e cinema – com direito a popular artista peixeiro no palco.

José Rosa, sanfoneiro e deficiente visual que toca na rua Hercílio Luz, fará parceria com o músico Amauri, de Florianópolis. Os dois vão executar a trilha sonora do filme mudo Aitaré da Praia, de 1925, no Teatro Municipal. A apresentação integrará o Cine Música, que também terá apresentação de documentário sobre os 50 anos do virtuose Pascoal Meirelles, um dos maiores instrumentistas do país.

Pascoal é um dos convidados do Festival de Música e se apresenta no dia 10 de setembro, também no Teatro Municipal. A lista de atrações inclui ainda Rosa Passos, Hamilton de Holanda, Leo Gandelman e a Gafieira do Bebê – outra novidade desta edição do evento.

Continua depois da publicidade

Pela primeira vez, o Festival de Música terá uma apresentação com direito a dança de salão. Ontem, no lançamento da programação, a Fundação Cultural de Itajaí sorteou a casa que vai sediar a apresentação da Gafieira do Bebê. A escolhida foi a Sociedade Fazenda.

Música na rua

Este ano a Fazenda, onde fica o novo Conservatório, foi também o bairro escolhido para o projeto Música Invade a Cidade, que leva apresentações para locais públicos como pontos de ônibus. A proposta tem ainda 120 vagas para crianças do bairro frequentarem oficinas de músicas, gratuitamente. A 17ª edição do festival terá ao todo 900 vagas para 33 oficinas.

Esta é a primeira vez em três anos que o evento será dissociado de outras programações do município. Em 2012 o festival ocorreu junto com a Volvo Ocean Race e, em 2013, com a Aventura pelos Mares do Mundo.

Continua depois da publicidade

Eventos oferece mais 30 oficinas

>>> Gratuitas

– Para crianças de seis a 11 anos, de 8 a 12 de setembro, no Conservatório de Música de Itajaí

– Temas: O Violão Entrou na Roda (violão), Tambor da Esperança (percussão) e Solta Voz (canto coral)

– Inscrições e informações: fundacaocultural.itajai.sc.gov.br a partir de 7 de agosto

>>> Pagas

– Oficinas para músicos, estudantes e professores, de 8 a 12 de setembro, na Casa da Cultura Dide Brandão

– Custam R$ 40, com direito a certificado e material didático

– Destaques: contrabaixo, piano, bateria, canto, saxofone, percussão, entre outros instrumentos. Também haverá oficinas de recursos tecnológicos aplicados na musicalização infantil e aventuras sonoras com Roberto Schkolnick; Saxofone: produção musical e repertório com Leo Gandelman; e Bateria com Carlos Bala

Continua depois da publicidade

– Inscrições e informações pelo site fundacaocultural.itajai.sc.gov.br a partir de 7 de agosto

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL

Sábado (6 de setembro)

Maria Rita, às 20h, no Centreventos.

Domingo (7 de setembro)

Rosa Passos, às 21h, no Teatro Municipal de Itajaí.

Segunda-feira (8 de setembro)

Noite de Corais, às 21h, no Teatro Municipal de Itajaí.

Terça-feira (9 de setembro)

Hamilton de Holanda, às 21h, no Teatro Municipal de Itajaí.

Quarta-feira (10 de setembro)

Pascoal Meirelles Quarteto, às 21h, no Teatro Municipal de Itajaí.

Quinta-feira (11 de setembro)

Gafieira do Bebê, às 22h.

Sexta-feira (12 de setembro)

Leo Gandelman, às 21h, no Teatro Municipal de Itajaí.

ATIVIDADE PARALELAS

Dias 8, 10 e 12 de setembro

Jam Session, às 23h, em local a definir.

Dias 7, 9 e 11 de setembro

Roda de Choro, às 23h, no Mercado Público de Itajaí.