Correção: o passeio monitorado custa R$ 35. O texto original já foi corrigido.

Continua depois da publicidade

Ainda que o foco dos participantes do Festival de Dança esteja no palco, os passeios turísticos não podem faltar na programação de quem decidiu passar as férias de julho em Joinville. Por isso, durante todos os dias do evento há a opção de fazer um tour pela região central da cidade, visitando os principais pontos turísticos, sob duas rodas. Ele sai do Centreventos Cau Hansen às 9h, 11h, 14h e 16 horas, e tem duração de cerca de 90 minutos.

— É a oportunidade de conhecer Joinville com outros olhos, dando mais valor aos detalhes — explica Daniel Rodrigues, o Dr. Bike, que atua como guia turístico do projeto.

Na tarde de sábado, Cintia Cristina Rodrigues Ferreira, 27 anos, e Genilson da Silva Santos, 33, que vieram de Porto Velho, cidade de Rondônia, a 2500 quilômetros de Joinville, para Cintia participar dos cursos oferecidos pelo Festival de Dança, aproveitaram uma folga nas aulas dela para conhecer a cidade.

— Foi uma experiência incrível, acabei de terminar e já estou com vontade de ir de novo — contou Cintia.

Continua depois da publicidade

Ela, que é servidora pública, começou a fazer aulas de dança no segundo semestre de 2016 e já decidiu vir para Joinville durante o Festival para aulas como clássico iniciante, barra-à-tere e preparação física para bailarinos. A rondonense conta que o investimento vale por Joinville ser a maior fonte do balé do Brasil.

— A Feira da Sapatilha também é um atrativo. Em Porto Velho, é tudo muito caro e não é possível encontrar muitos produtos que tem aqui — diz.

Genilson, que é gerente de tecnologia de informação e veio apenas acompanhar a namorada e visitar a cidade, também aprovou o primeiro roteiro turístico.

— Pedalando você interage mais com a cidade, é diferente de ir até os pontos turísticos de carro. Além disso, tem um clima agradável, muitas ciclovias e os motoristas respeitam, bem diferente de Porto Velho, que nem tem ciclovias — afirma ele.

Continua depois da publicidade

Segundo o guia da turma, o Dr. Bike, cerca de 90% do percurso é feito em ciclofaixas e os participantes ficam impressionados com o quanto Joinville é plana. Mas ele chama a atenção para o cuidado que os motoristas tem ao perceber que trata-se de um passeio turístico, que não acontece no dia a dia da cidade.

— Levamos um grupo de no máximo oito, porque a maior preocupação da organização é evitar acidentes. Mesmo assim, é quase um desfile quando atravessamos a rua e todos respeitam, mas eu não vejo essas gentilezas com os ciclistas no resto do ano — lamenta.

O passeio de 90 minutos custa R$ 35 e é necessário fazer inscrição antecipadamente. As bicicletas são de tamanho adulto e todos devem usar capacetes. O tour passa por 12 pontos da cidade, parando para visitar o interior de alguns museus e casas de exposição.

Ciclistas tem desconto nos ingressos

Desde 2016, o Festival de Dança oferece 50% de desconto no ingresso para qualquer apresentação para quem vai ao evento de bicicleta. Para utilizar o desconto, é necessário escolher a opção “ciclista” na compra do ingresso (na bilheteria ou no site Ticket Center) e, no dia do evento, utilizar o bicicletário do Centreventos Cau Hansen.

Continua depois da publicidade

Lá será entregue um comprovante que deve ser apresentado na entrada do espetáculo junto com o ingresso. Se o ingresso for comprado antecipadamente e não for possível ir de bicicleta no dia, é necessário ir à bilheteria e pagar a diferença no valor do ingresso.