Pomerode se transformará em um centro da cultura germânica em julho, já que a cidade recebe o Tanz Internacional, um dos maiores encontros de dança folclórica do país. O evento acontece durante uma semana, entre os dias 20 a 28, e contará com convidados nacionais e internacionais — entre eles, grupos folclóricos do Brasil, Alemanha e Polônia. 

Continua depois da publicidade

Quem promove o festival, que acontece no Centro Cultural de Pomerode, é a Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG), entidade que reúne grupos folclóricos germânicos das cidades de Blumenau, Pomerode, Guabiruba, Timbó, Indaial e Benedito Novo. Segundo Arnaldo Nazario, representante da AFG, o evento já é tradicional e representa um momento de celebração para os associados.

— A importância do Tanz Festival está em promover uma festa para dar visibilidade a todos os grupos de dança folclórica que são associados da AFG, e, além disso, receber amigos de outros países. O evento também é uma importante fonte de receita para a Associação, fortalecendo a valorização da dança germânica em Santa Catarina — comenta.

Mais de mil folcloristas presentes

De acordo com a AFG, mais de mil folcloristas de todo o Brasil estarão presentes no evento. Estão confirmados, ainda, dois grupos convidados internacionais: o Ihna Erlangen, da Alemanha, e o Ina Goleniów, da Polônia. O Tanz Festival é gratuito e aberto ao público.

Estão previstas atrações para todas as idades, com muito espaço para celebração e comidas típicas. Para os grupos infantis, haverá apresentações de danças, jogos, brincadeiras e oficinas. Já para a terceira idade, acontece o Encontro de Dança Sênior. 

Continua depois da publicidade

Durante a programação, acontecerão muitas apresentações de dança, oficinas, palestras, atividades recreativas, e até, o lançamento de um livro. Um dos principais espaços é a Vila do Tanz, uma exposição que conta a história dos trinta anos de atividade da Associação no Vale do Itajaí. 

Através de parceiros educacionais, estão programadas atividades que celebram a cultura germânica. Com o UniSenai, haverá uma exposição e um desfile de moda com releituras sobre os trajes utilizados pelos grupos associados à AFG. A ação é promovida pelos estudantes do curso de Design de Moda, e pretende trazer uma visão de moda contemporânea baseada na história. 

Já com a FURB, o evento terá duas atividades: a primeira é a mostra final do TANZ+Kurs, curso de dança folclórica germânica, que está em andamento desde fevereiro. A segunda é uma oficina de inclusão e diversidade na dança. Ambas as ações são promovidas pela AFG em parceria com o curso de graduação em Dança da FURB, o único no estado de Santa Catarina. 

Um dos destaques na programação do evento acontece no dia 25 de julho, data que marca o Dia da Imigração Alemã no Brasil. Uma solenidade com autoridades e personalidades acontecerá a partir das 19h30, para marcar o bicentenário dos imigrantes dos povos germânicos no Brasil. 

Continua depois da publicidade

O TANZ Internacional é uma realização da AFG, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) e da Fundação Catarinense de Cultura. São incentivadores do evento a CartonDruck, a Eco Blu Confecções, a Berlanda, a  Netzsch, a Perfor e Karsten.

Mais de mil folcloristas de todo o Brasil estarão presentes no Festival Tanz Internacional (Foto: Divulgação)

Sobre a AFG 

Em 1984, ano que marcou a primeira edição da Oktoberfest em Blumenau, surgiu também o Blumenauer Volkstanzgruppe, o grupo folclórico alemão mais antigo da cidade. Na sequência, diversos outros grupos foram formados, e para centralizá-los, houve a iniciativa de fundar uma entidade. Assim, em 1993, a Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG) foi fundada.

O principal objetivo da Associação é fortalecer a integração entre os grupos da região de Blumenau (SC), além de incentivar a dança folclórica na região. Atualmente, conta com 19 grupos nas categorias infantil, juvenil, adulto e sênior, com um total de 800 folcloristas. 

Continua depois da publicidade

Para saber mais, acompanhe as redes sociais do Tanz Festival.