O Festival de Dança de Joinville reuniu quase 2 mil bailarinos de todo o país, neste sábado (22), para um desfile na principal avenida da cidade. Os dançarinos trocaram os palcos pelas ruas em uma mistura de jazz, ballet clássico, dança contemporânea e sapateado. O evento comemora, em 2023, 40 anos de história.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Participam do festival este ano, 13 mil bailarinos de 25 estados brasileiros e dois países, França e Paraguai. O desfile aconteceu ao som de samba com dançarinos de crianças à mulheres com mais de 40 anos.

— Eu sempre falo que todos os corpos são bailarinos. Basta se você ama a dança, se você ama aquilo mesmo que toca o seu coração, se joga. A vida é só essa — contou a bailarina do Pará, Jeeh Diana.

— Vem gente do mundo inteiro aqui dançar, né? Então tem que ter espaço para todos. Tem que ter incentivo para isso mesmo — disse o estudante e bailarino do Maranhão, João Lucas Arins.

Continua depois da publicidade

Como o Festival de Dança de Joinville se tornou o maior do mundo

Em 1982, o fervor de arte em Joinville foi fundamental para que uma festa, até então, “amadora” se tornasse a maior do mundo e colocasse o município no cenário internacional da arte e cultura. Hoje, o Festival de Dança já faz parte cidade há 40 anos.

A ideia partiu do diretor da Escola Municipal de Ballet na época, Carlos Tafur, e da diretora-geral da Casa da Cultura, Albertina Tuma. Eles eram responsáveis por atividades relevantes como o encontro latino-americano de cerâmica e escola de artes e, neste cenário, chegaram ao consenso de exaltar a dança na cidade.

Em 1983, para botar o festival em prática, o primeiro grupo organizador conseguiu o Harmonia Lyra para sediar a primeira edição, mas, sem apoio financeiro, a saída foi recorrer às empresas da cidade, que abraçaram a iniciativa. Já na segunda edição, em 1984, a programação contou com atrações nacionais para a noite de abertura, como o Balé do Teatro Guaíra, que se apresentou com o espetáculo “O Grande Circo Místico”.

Depois, foi criada a noite de gala e feira das sapatilhas, que seguem até hoje. Assim, o evento passou a ser o único entre os grandes festivais mundiais a reunir uma grande diversidade de gêneros, como balé clássico, balé clássico de repertório, balé neoclássico, dança contemporânea, danças populares brasileiras e internacionais, danças urbanas, jazz e sapateado. 

Continua depois da publicidade

A 40ª edição do Festival de Dança de Joinville ocorre entre os dias 17 e 29 de julho e contará com um dia a mais de mostra competitiva em relação ao ano anterior. Terá ainda uma nova atração competitiva: o Festival da Sapatilha. Outro destaque entre as novidades é a Dance Parade, quando dançarinos realizarão apresentações em plena Avenida Beira-Rio.

Com informações do g1.

Leia também

Bailarinos cegos de Florianópolis vão se apresentar no Festival de Dança de Joinville

O que assistir no Festival de Dança de Joinville neste fim de semana