Neste ano, ocorre pela primeira vez uma seletiva para a Mostra Competitiva durante a programação do Festival de Dança. Ela será nesta quarta-feira (17), em dois horários, com os pré-selecionados para as variações (trecho em que o bailarino dança sozinho no palco) de Balé Clássico de Repertório no Teatro Juarez Machado, diante de uma banca de jurados formada por quatro grandes nomes da dança clássica no Brasil: Ana Botafogo, que representa a curadoria artística do Festival; Tíndaro Silvano, Iracity Cardoso e Ludimila Sinelsikova.
Continua depois da publicidade
A seletiva ao vivo foi criada depois que, no ano passado, foram recebidas mais de 180 inscrições para a categoria de Variação Feminina Sênior. Dessas, ninguém recebeu nota menor que 9,1 durante as seletivas – que tem a primeira etapa avaliada por três especialistas, com a missão de escolher cerca de 16 para que, depois, em uma segunda etapa, a curadoria selecionasse no máximo sete para a Noite Competitiva. Diante de tantas bailarinas com execução impecável, a missão ficou complicada.
– A Ana Botafogo "chorou" muito, ela dizia "mas e essas outras meninas tão lindas, como vamos deixá-las de fora?" Então, pensamos em fazer como ocorre em concursos de Varna e de Moscou [considerados referência na dança clássica], e criamos essa seletiva ao vivo. Já está sendo um acontecimento porque só o fato de vir dançar na frente de uma banca dessa já é um ganho fenomenal para os bailarinos – analisa o presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz.
Para o Festival de 2019, foram inscritas 625 variações entre júnior e sênior feminino e masculino. Hoje, serão apresentadas 73 que já passaram pelas duas seletivas em vídeo. Na categoria Júnior (de 13 a 16 anos), 25 meninas e 13 meninos se apresentam. Para o Sênior (a partir de 17 anos), serão 18 bailarinas e 17 bailarinos.
Depois, eles se apresentam na Mostra Competitiva nas noites de 19, 21 e 24 de julho. O público pode assistir às seletivas, que ocorrem às 10 horas (categoria júnior) e às 14 horas (categoria sênior), mas é necessário retirar a entrada na bilheteria antes do início das apresentações.
Continua depois da publicidade