O bailarino e coreógrafo Rui Moreira, de 54 anos, é o novo integrante da curadoria artística do Festival de Dança de Joinville. Ele já participa como ouvinte das reuniões que ocorreram durante a 36ª edição do evento e assume o posto para a reunião da curadoria que ocorre em setembro, já programando as atrações e prevendo as mudanças necessárias para o Festival de 2019.
Continua depois da publicidade
Rui assume o lugar da pesquisadora e diretora de espetáculos Thereza Rocha, que cumpriu seu período de três anos na curadoria do evento. Ele integra a equipe que também conta com a bailarina e diretora Ana Botafogo e o coreógrafo e bailarino Caio Nunes.
Confira todas as notícias do Festival de Dança de Joinville
O escolhido para ajudar a pensar a evolução do mais importante festival de dança da América Latina começou sua carreira no fim dos anos 1970. Ele atuou na Cisne Negro Companhia de Dança, no Grupo Corpo em dois períodos distintos, no Balé da Cidade de São Paulo e na Compagnie Azanie, na França. Foi aluno de Klauss Vianna, Gil Saboia e Ismael Guiser, entre outros, e sua formação artística mescla danças modernas, balé clássico, danças populares brasileiras e dança contemporânea africana.
Criou espetáculos para elencos diversos e também assina a direção de movimento e de coreografias em companhias de dança e de teatro. Atualmente, mantém a Rui Moreira Cia. de Danças, em Porto Alegre (RS), com a qual desenvolve pesquisas e criações, promove e difunde espetáculos e performances de dança.
Continua depois da publicidade