Reconhecer e incentivar jovens bailarinos. É com esse objetivo que o Prêmio Daniel Camargo será entregue a um bailarino destaque da categoria Júnior (de 13 a 15 anos) do 37º Festival de Dança de Joinville. Além do troféu, o destaque irá receber 10 mil reais.
Continua depois da publicidade
A iniciativa foi do próprio Daniel, que procurou a diretoria do Instituto Festival de Dança de Joinville, se colocando à disposição para doar o recurso e criar o incentivo.
— Cresci dançando no Festival de Joinville antes de ir para Stuttgart, na Alemanha, onde concluí meus estudos. Agora, me motivei a incentivar de alguma forma os jovens talentos brasileiros — comentou.
Daniel participou pela primeira vez do Festival de Dança de Joinville, em 2001, e continuou sua participação ininterrupta até 2005, quando foi para Stuttgart. O bailarino já teve experiências no Australian Ballet, Tokyo Ballet, Czech National Ballet, Stuttgart, Mariinsky Theater, Royal Ballet e é bailarino principal do Dutch National Ballet, de Amsterdam, desde 2016.
Antes de concluir os estudos na Europa e se consagrar internacionalmente, recebeu a Medalha de Ouro no Festival de Dança de Joinville, em 2009, como melhor bailarino. Ele dançou no palco joinvilense pela Escola Municipal de Bailado de Ourinhos e Escola de Dança Teatro Guaíra.
Continua depois da publicidade
— Já faz tempo que procuro projetos e formas de incentivar a cultura no Brasil e o Festival é, sem dúvida, o evento certo para este objetivo. Além de ser um espaço consolidado para o aprendizado de bailarinos, permite que eles incentivem uns aos outros para o aumento do nível artístico e cultural no Brasil — salientou.
O 37º Festival de Dança de Joinville ocorre de 16 a 27 de julho, com a Noite de Abertura em 17 de julho. A realização é do Instituto Festival de Dança de Joinville, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.
Confira mais notícias sobre o Festival de Dança de Joinville