A Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville começa nesta quinta-feira com participação de mais de 120 grupos e 236 coreografias selecionadas nos sete gêneros da dança contemplados pelo evento: balé neoclássico, balé clássico de repertório, jazz, sapateado, dança contemporânea, danças populares e danças urbanas. São bailarinos a partir dos 13 anos que buscam o reconhecimento nas categorias Júnior e Sênior do maior festival de dança do mundo, em disputas acirradas e rodeadas de emoção.

Continua depois da publicidade

O primeiro desafio será às 19h no palco do Centreventos Cau Hansen para os estilos de balé clássico de repertório e danças urbanas. Os vencedores da noite irão se juntar com os melhores de cada estilo ao longo dos oito dias da Mostra Competitiva e retornam ao palco na Noite dos Campeões, no dia 27, para a categoria Júnior, e 28 para a Sênior. Jurado do festival nesta primeira noite de disputas, Paulo Rodrigues, professor da Escola da Dança Maria Olenewa – Escola profissionalizante da Fundação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vai participar do júri de balé de repertório. Ele explica que devido ao alto nível da competição é esperada uma decisão nos detalhes e de difícil escolha para os jurados.

Conheça os critérios que definem os campeões

– O critério de avaliação é minucioso e começa pela qualidade de execução da coreografia original, envolvendo também a questão da técnica e da composição artística. Muitas vezes, tecnicamente, o número está maravilhoso, mas artisticamente deixa a desejar. A emoção e a forma como o bailarino se porta diante da pressão e do grande público também contam. São detalhes que durante a apresentação vão acrescentando ou tirando décimos – salienta ele.

Cada jurado dará suas notas e, posteriormente, uma reunião é feita para equalizar os resultados. Só depois dessa avaliação criteriosa são divulgados os vencedores da modalidade.

Continua depois da publicidade

– Todos passaram por várias etapas até chegar aqui e já são vencedores. Não temos dúvidas da qualidade técnica dos trabalhos, mas o que vai ser decidir é o momento de cada um no palco – reforça.

SERVIÇO

O QUÊ: Mostra Competitiva

QUANDO: 19 a 26 de julho, às 19 h

ONDE: Centreventos Cau Hansen

QUANTO: R$ 24 a R$ 110 na bilheteria do Centreventos Cau Hansen, no Café do Juarez (anexo ao Teatro Juarez Machado) ou pelo site do Festival de Dança.

Leia também:

Festival de Dança de Joinville: Noite de abertura emociona com “O Lago dos Cisnes”

Festival de Dança de Joinville: conheça a programação completa do evento

Festival de Dança de Joinville rompe fronteiras e movimenta economia e o turismo de Santa Catarina

Carros têm área de embarque e desembarque no Festival da Dança de Joinville

Festival de Dança de Joinville: o que você vai encontrar na Feira da Sapatilha