As cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Itajaí (SC) e Ribeirão Preto (SP) foram as escolhidas para receber as seletivas do Festival de Dança de Joinville neste início de ano. O Festival Dança Brasil é uma realização conjunta da Arte Brasil Produções e da Editora Dança Brasil, que tem o objetivo de levar arte e movimento para todos os cantos do País.

Continua depois da publicidade

A primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2017, na cidade de São José dos Campos (SP). Foram 52 coreografias apresentadas e cerca de 150 participantes nas categorias de balé clássico de repertório, balé neoclássico, danças urbanas, dança contemporânea, danças populares, jazz e sapateado.

As inscrições para os Festivais Dança Brasil de abril terminam hoje e podem ser realizadas no site do www.festivaldancabrasil.com.br. Se o grupo já tiver feito a inscrição para o Festival de Dança de Joinville e receber o primeiro lugar no Dança Brasil, o festival devolve o valor gasto na inscrição para Joinville.

Além de garantir a participação nos palcos abertos e passagem direta para a avaliação da curadoria do Festival de Joinville, os primeiros lugares do Dança Brasil recebem troféus, medalhas, bolsas de estudos e prêmios em dinheiro.

Para participar do Festival de Dança de Joinville, os grupos precisam passar por duas fases de seleção: a pré-seletiva e a seletiva. Na pré-seletiva, as coreografias são avaliadas por três jurados especializados no gênero de dança da coreografia. Esta avaliação é feita por vídeos, que neste ano podem ser enviados até quarta-feira, dia 21.

Continua depois da publicidade

As coreografias aprovadas passam para a seletiva. Estes mesmos vídeos são avaliados pela curadoria artística, formada atualmente por Ana Botafogo, Thereza Rocha e Caio Nunes.

Até 2017, as únicas coreografias que passavam por uma seletiva presencial eram as de Joinville. Agora, com o Festival Dança Brasil, os grupos do país inteiro podem participar das seletivas presenciais e ainda aproveitar o momento para interagir com outros apaixonados pela dança do seu Estado.

Programação 2018

O Festival de Dança de Joinville terá a 36ª edição em 2018 e já tem data para acontecer: entre os dias 17 a 28 de julho. Todo ano, mais de 8 mil pessoas participam do Festival: há os que dançam na Mostra Competitiva, os que fazem cursos, atuam como professores, jurados ou ainda rodam a cidade se apresentando nos Palcos Abertos. São essas pessoas, além dos 230 mil espectadores anuais, que fazem o Festival de Dança de Joinville ser o maior do mundo, como é considerado, desde 2005, pelo “Guinness Book”.

Saiba onde e quando ocorrerão as seletivas:

BELO HORIZONTE

QUANDO: 6, 7 e 8 de abril.

ONDE: Teatro Francisco Nunes (avenida Afonso Pena – Centro).

INSCRIÇÃO ATÉ: 19 de março.

Mais informações: www.festivaldancabrasil.com.br/belo-horizonte

CURITIBA

QUANDO: 13, 14 e 15 de abril.

ONDE: Teatro Fernanda Montenegro (alameda Dom Pedro II, 255 – Batel).

INSCRIÇÃO: 19 de março.

Mais informações: www.festivaldancabrasil.com.br/curitiba

ITAJAÍ

QUANDO: 14 e 15 de abril

ONDE: Teatro Municipal de Itajaí (Rua Gregório Chaves, 110 – Fazenda).

INSCRIÇÃO: 19 de março.

Mais informações: www.festivaldancabrasil.com.br/itajai

RIBEIRÃO PRETO

QUANDO: 27, 28 e 29 de abril.

ONDE: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Via São Bento, 48 – Campos Elísios).

INSCRIÇÃO: 19 de março.

Mais informações: www.festivaldancabrasil.com.br/ribeiraopreto