O fim de semana com a maior programação em dança entre todos os que haverão em Joinville em 2018 é neste sábado e domingo, quando o 36º Festival de Dança preenche quase todos os horários dos dois dias com apresentações e experiências. É quando ocorrem a terceira e a quarta noite da Mostra Competitiva, concurso que rege o evento, mas também a última apresentação da Estímulo Mostra de Dança, os palcos abertos, a Rua da Dança, os cursos livres para quem não tem conhecimento em dança, a conclusão do Work in Progress e o início das apresentações que resultaram dele, além do primeiro dia da oficina de acessibilidade.
Continua depois da publicidade
Na Mostra Competitiva de sábado, neoclássico e sapateado dividem o palco do Centreventos Cau Hansen enquanto seus bailarinos buscam a superação. No balé, uma escola com nome internacional se destaca no meio das outras na categoria solo masculino sênior: é o da Dutch National Ballet Academy. Mas é um bailarino já conhecido do palco joinvilense que entrará em cena, Jonatas Lopes. O adolescente foi contemplado com o primeiro lugar na categoria em 2017 pela Cia Petite Danse, recebendo a vaga da Mostra de 2018 como uma das premiações, e retorna como trainee da companhia nacional da Holanda.
No domingo, a competição chega para o balé clássico de repertório e para a dança contemporânea. De Joinville, se apresentam o Grupo AZ Arte com As Pétalas que um Dia Pertenceram a Mim, coreografia de conjunto júnior e o duo Sob os Olhos de um Entardecer, também na categoria júnior; e o solo feminino Por Agora Sou Inverno, do Studio Arte D, todas em dança contemporânea.
Confira as outras atrações:
Estímulo Mostra de Dança, com apresentação de Memórias de Brinquedo, do Espaço Artístico Nicole Vanoni
Continua depois da publicidade
Quando: sábado, às 17 horas
Onde: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen
Quanto: R$ 30, à venda na bilheteria do Centreventos e no site Ticket Center
Rua da Dança, com apresentações de dança e feira de artesanato
Quando: 21 de julho, das 10 às 17 horas
Onde: Praça Tiradentes, no bairro Floresta
Quanto: gratuito
Dança para quem não dança, com cursos para quem não tem nenhum conhecimento em dança
Quando: domingo, com atividades de manhã e à tarde.
Onde: Centro de Dança (antiga sede da Escola Germano Timm)
Quanto: gratuito, com inscrições no site www.festivaldedanca.com.br.
Work in Progress, com apresentação das montagens produzidas durante as vivências artísticas
Quando: domingo, às 17 horas
Onde: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen
Quanto: gratuito
Oficina de acessibilidade: oportunidade para quem quer vivenciar o universo de uma pessoa com deficiência física.
Quando: domingo, das 14h30 às 17h30.
Onde: Sala de convenções Alfredo Salfer, no primeiro piso do Centreventos Cau Hansen
Quanto: gratuito, com inscrições no site do Festival.
Palco Aberto: neste fim de semana, haverá apresentações gratuitas no Ceu do Aventureiro e na cidade de Barra Velha, além dos espaços tradicionais.
Quando: no Ceu do Aventureiro, das 17h às 18h30; e em Barra Velha, também no sábado, das 16h às 17h30. Nos outros lugares, em diferentes horários. Confira a lista completa no AN.com.br.
Onde: Ceu do Aventureiro (Rua Theonesto Westrupp, esquina com Guilherme Klein, no bairro Aventureiro); em Barra Velha, na Praça Lauro Carneiro de Loyola; e em vários horários na Feira da Sapatilha, na Praça Nereu Ramos, no Shopping Cidade das Flores, no Garten Shopping, no Shopping Mueller e no Hiper Condor.
Continua depois da publicidade
Quanto: gratuito