Com um esforço conjunto para ocupar as telas de cinema com filmes feitos por e com artistas negros, o 3° Festival de Cinema Negro de Santa Catarina promove nos palcos do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, curtas e longas-metragens de três continentes. O público poderá conferir, com entrada gratuita, nos quatro dias de programação, entre 21 e 27 de agosto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Festival teve sua primeira edição em 2019, com o grande objetivo de contextualizar a recente produção do cinema sobre a experiência da negritude para além de qualquer possibilidade de estereotipização. Temas como inclusão, racismo, branquitude e contextos históricos são discutidos em mesas temáticas e com a participação do público.

Com curadoria do professor e crítico de arte Allende Renck, a programação conta com um dos filmes de maior sucesso de crítica do cinema brasileiro: “Marte Um”. Com direção de estreia em longa-metragem de Gabriel Martins, ambientando uma família negra na periferia de Contagem (MG, o filme foi o indicado brasileiro ao Oscar em 2022.

Produção audiovisual em SC cresce 429% em dez anos

Continua depois da publicidade

Direto da África, uma das obras de maior sucesso de Angola, “Ar Condicionado” é inédito em Santa Catarina. Dirigido por Fradique, o longa do país lusófono já recebeu mais de 50 prêmios internacionais.

Completando a programação, “Sorry to Bother You” (“Desculpe por Incomodar”), dos Estados Unidos, é uma das obras recentes com maior sucesso de crítica do afrossurrealismo, corrente estética da ficção negra caracterizada pelo hibridismo e existencialismo.

Floripa Conecta terá festivais de cinema e games, música e eventos de inovação e tecnologia

Para finalizar, curtas-metragens de todo o país vão concorrer a diversas premiações na Mostra Nacional Competitiva de Curtas-Metragens, entre eles o Grande Prêmio Cruz e Sousa de Cinema.

Confira a programação

Marte Um (Brasil)

  • 21 de agosto, segunda-feira, às 19h00
  • Gênero Drama/Ficção ‧ 1h55min de duração ‧ Classificação indicativa 16 anos
  • Direção e Roteiro: Gabriel Martins
  • Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin

Continua depois da publicidade

  • Sinopse: Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
Em Marte Um, uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita (Foto: Divulgação)

Ar condicionado (Angola)

  • 22 de agosto, terça-feira, às 19h00
  • Direção: Fradique
  • Classificação indicativa: 16 anos
  • Sinopse: Quando os ares condicionados começam misteriosamente a cair dos apartamentos na cidade de Luanda, Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, têm a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de materiais elétricos do Kota Mino, que está montando em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias. “Ar Condicionado” é uma jornada de mistério e realidade, uma crítica sobre classes sociais e como nós vivemos em conjunto nas esperanças verticais, no coração de uma cidade que é passado-presente-futuro.
A queda misteriosa de aparelhos de ar condicionado leva os personagens Matacedo e Zezinha a uma jornada interminável por Luanda, capital da Angola (Foto: Divulgação)

Desculpe te incomodar (EUA)

  • 26 de agosto, sábado, às 19h00

Continua depois da publicidade

  • Gênero Afrossurrealismo/Comédia/Drama ‧ 1h52min de duração ‧ Classificação indicativa 16 anos
  • Direção: Boots Riley
  • Elenco: LaKeith Stanfield, Tessa Thompson, Jermaine Fowler
  • Sinopse: O atendente de telemarketing Cassius Green descobre uma chave mágica para o sucesso profissional, que o impulsiona a um universo surreal.
“Sorry to Bother You” expõe tensões raciais e fortes manifestações políticas (Foto: Divulgação)

Encerramento do Festival

  • 27 de agosto, domingo
  • Mesa de Conversa sobre Literatura Negra em Santa Catarina, com Fabio Garcia (Editora Cruz e Sousa) e convidados, às 18h00.
  • Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, incluindo filmes de Santa Catarina (Classificação indicativa: 16 anos), às 19h00.

Continua depois da publicidade

  • Prêmio Cruz e Sousa de Melhor Filme, apresentação de Joana Felício dos Santos, às 21h00.

Curta produzido por catarinense é selecionado para o maior festival de cinema negro dos EUA

*O Festival Cinema Negro de Santa Catarina presta homenagem à grande atriz negra Lea Garcia, falecida no dia 15 de agosto, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Serviço

O que? 3° Festival de Cinema Negro de Santa Catarina

Quando? 21 a 27 de agosto

Onde? Sala de Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura (CIC) – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis

Ingressos: entrada gratuita, por ordem de chegada e sujeito à lotação da sala

*Sob supervisão de Éder Kurz.

Leia também 

SC não terá nenhum representante negro na Alesc e na Câmara

Atleta de Blumenau nada por 30 quilômetros e se torna 1ª catarinense a “vencer” o Rio Negro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC